O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, entregaram, nesta quinta-feira (20/12), a requalificação da Praça Tereza Neuman Zaranza Lima, no bairro Jangurussu. Com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, a ocasião marcou mais uma ação do Juntos por Fortaleza, que integra esforços da Prefeitura e do Governo do Ceará em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos, de modo a promover oportunidades coletivas de lazer, cultura e esporte num único espaço.
Também conhecido como Praça do Conjunto Tamandaré, o equipamento agora conta com Academia ao Ar Livre, cachorródromo, palco de atividades, paraciclo, amarelinha, área para feira, piso podotátil, paisagismo, acessibilidade e nova iluminação branca, bem como pavimentação externa. Além disso, o equipamento foi agraciado com uma Brinquedopraça do programa Mais Infância Ceará. O espaço é cercado com piso anti-impacto e oito brinquedos: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.
Para o prefeito Roberto Cláudio, o espaço público revitalizado traz de volta a possibilidade da população viver a Praça, local que sintetiza o que significa viver em comunidade. “Poucas áreas, mesmo particulares, têm uma área de lazer tão moderna e bem equipada como a desta praça reformada”, ressaltou.
Conforme a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, já foram entregues 65 Brinquedopraças em todo o Ceará, das quais 30 foram em Fortaleza e três estão localizadas na Regional VI. Ela ressalta que a realização é fruto da parceria entre município e estado. “Estamos juntos, realizando reuniões, ouvindo os secretários e pedindo opinião da população. O resultado sai em forma de equipamentos como esse”, disse.
A primeira-dama Carol Bezerra ressaltou que a Brinquedopraça assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. “As crianças que crescem em ambientes abertos como as praças, têm maior desenvolvimento e melhor socialização. Esse programa das praças começou com algo pequeno e já estamos vendo, em cada bairro, a transformação”, destacou.
A dona de casa Letícia Souza, elogiou o espaço e contou que passará a vir a praça cotidianamente. “Realmente, aqui no bairro, não tinha algo assim. Era tudo escuro e até perigoso, e agora o pessoal pode vir fazer exercício e trazer as crianças, deixar elas aqui no parquinho. Ficou muito bom”.
Como parte do maior programa de requalificação de praças do Município, a Prefeitura de Fortaleza reformou, nos últimos cinco anos, mais de 300 equipamentos em toda a cidade, das quais 255 receberam parquinho infantil. O número total representa mais da metade do total de praças existentes na Capital.