Na manhã deste sábado (21/12), o prefeito Roberto Cláudio e a vice-governadora Izolda Cela inauguraram o túnel Governador Beni Veras, construído no cruzamento das avenidas Alberto Sá e Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no Papicu (Regional II). Na ocasião, também estiveram presentes os senadores Cid Gomes e Tasso Jereissati, e o ex-governador Ciro Gomes, entre outras autoridades, secretários e convidados.
O novo túnel permite a conexão direta da Av. Alberto Sá com as ruas Tavares Coutinho e Ana Bilhar, além da eliminação de quatro semáforos existentes na avenida. É o segundo túnel construído sob a Via Expressa e o último trecho que faltava para que a via se transformasse, efetivamente, em uma avenida de tráfego expresso, com 5,2 km de extensão, desde o Mucuripe até o bairro São João do Tauape.
“Hoje temos mais um túnel entregue. Ele permite que a Via Expressa realmente se torne expressa, sem semáforos, ajudando o trânsito e o transporte público com faixa preferencial de ônibus e, além disso, permite conexão mais rápida entre o aeroporto e Mucuripe”, declarou o Prefeito.
Na oportunidade, Roberto Cláudio anunciou que o trecho do Riacho Maceió ao lado do túnel está em processo de licitação, o que possibilitará a urbanização do manancial existente entre a Varjota e a Av. Abolição.
Com obras iniciadas em dezembro de 2017, o novo túnel possui 460 metros de comprimento e quatro faixas de tráfego, sendo duas por sentido. A região recebeu projeto paisagístico, nova pavimentação, postes de iluminação com luz branca, calçadas e ciclovia.
“Essa obra é muito importante, pois possibilita a estruturação do trânsito, favorecendo os deslocamentos em Fortaleza, sendo muito relevante para todos, pois sabemos que esse é um dos desafios das grandes cidades. Ele qualifica a Via Expressa nessa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura por meio do programa Juntos por Fortaleza”, declarou a vice-governadora Izolda Cela.
As obras dos dois túneis da Via Expressa tiveram investimentos de cerca de R$ 67 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS, e fazem parte do conjunto de ações integradas entre Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza.
Sobre o homenageado
Beni Veras nasceu em 1935, em Crateús (CE), e faleceu em 2015, em Fortaleza. Formou-se em Administração de Empresas e, em 1998, foi eleito vice-governador na chapa de Tasso Jereissati. Com a renúncia do titular para concorrer à vaga no Senado Federal, Beni Veras assumiu o Governo do Estado no período de 5 de abril de 2002 a 1° de janeiro de 2003. Na atividade, foram significativas as suas ações no desenvolvimento econômico industrial, sendo presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) de 1967 a 1977, e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) de 1987 a 1988. Também escreveu várias obras nas áreas da política, planejamento, desenvolvimento equilibrado para o País, entre outros.
Linhas de ônibus Av. Alberto Sá
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) altera o itinerário das 11 linhas que trafegam pelo túnel, conforme o itinerário anterior à interdição. Com a conclusão das obras, em torno de 34 mil passageiros serão beneficiados com a redução do tempo de viagem, especialmente das linhas que seguem em direção ao Centro. Confira abaixo as linhas que circulam pelo túnel:
016 – Cuca Barra/Papicu
017 – Intershoppings
037 – Corujão/Cj Ceará/Aldeota
076 – Cj Ceará Aldeota/Papicu
092 – Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
096 – Expresso/Cj Ceará/Papicu
814 – Papicu/Castelo Encantado
903 – Varjota
905 – Meireles/Centro
907 – Castelo Encantado/Centro
913 – Papicu/Serviluz/Varjota