O prefeito Roberto Cláudio empossou, nesta terça-feira (28/05), no Teatro São José, 105 profissionais aprovados em concurso público e que trabalharão na Rede de Atenção Psicossocial de Fortaleza (RAPS). São 29 médicos, 28 psicólogos, 20 assistentes sociais, 15 terapeutas ocupacionais e 13 enfermeiros. Na próxima sexta-feira (31/05), os concursados passarão o dia em treinamento e acolhida, conhecendo os detalhes da rede e do atendimento antes de iniciar suas atividades.
“A partir de agora, a RAPS terá estabilidade nas escalas, com profissionais suficientes e permanentes, que garantam atendimento contínuo e diferenciado aos pacientes. Esse vínculo de longo prazo entre médico e paciente é extremamente importante porque o profissional passa a conhecer o histórico do usuário com relação aos medicamentos e a aceitação do tratamento,” destacou Roberto Cláudio.
“Ter vários profissionais capacitados, facilita o trabalho e o tratamento do paciente. Tenho experiência em outros estados, mas cada comunidade é muito peculiar. É uma rede muito desafiadora, mas estamos prontas para agregar a essa equipe multiprofissional”, comentou a neuropediatra Patrícia Lobo, uma das empossadas.
A posse faz parte de um conjunto de ações realizado pela atual gestão para reestruturar a Rede de Saúde Mental do Município es assim, garantir uma cobertura completa e de qualidade para a população. Os profissionais concursados trabalharão de forma contínua, cumprindo a escala de atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Este foi o primeiro concurso público específico para a RAPS. Foram oferecidas 130 vagas e 4.200 pessoas participaram do certame. Os demais profissionais que não tomaram posse têm 30 dias para apresentar a documentação completa e garantir a efetivação.
Além do investimento em recursos humanos, a Prefeitura de Fortaleza trabalha na reestruturação física dos equipamentos. Durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio, foi implantado o Caps Álcool e Drogas (Caps AD), localizado no Centro, específico para atender as pessoas em situação de rua; foi construída a sede própria dos Caps AD da Regionais I; reformados os Caps Geral e AD da Regional IV; e está em fase de finalização a construção da sede própria do Caps AD da Regional II.
“Hoje, a RAPS tem cerca de 30 mil cadastros ativos, ou seja, de pacientes atendidos nos 15 Caps da cidade de Fortaleza. Em agosto, vamos inaugurar o novo equipamento da Regional II, localizado na Cidade 2000, e em janeiro do próximo ano, iniciaremos a construção do Caps AD do Bom jardim (Regional V), para atendimento exclusivo de crianças e adolescentes”, lembrou a secretária da saúde, Joana Maciel.