O prefeito Roberto Cláudio empossa, nesta terça-feira, 23 de outubro, às 09 horas, no Auditório do Paço Municipal, o Comitê Municipal de Acompanhamento do Plano de Ação do Novo Centro. O projeto objetiva promover o ordenamento da região central de Fortaleza, por meio de obras e ações em seis eixos de atuação: Habitação, Política de Apoio a Pessoas em Situação de Rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do Comércio Informal e Segurança e Fiscalização.
O Comitê é composto por 48 membros, representantes de instituições públicas e privadas, e tem por missão acompanhar a execução de todas as ações do projeto, possibilitando melhorias na utilização dos espaços públicos a serem executadas a curto, médio e longo prazos. Logo após a posse, acontece a primeira reunião do Comitê.
Durante a solenidade, o prefeito Roberto Cláudio também anuncia o projeto vencedor do Concurso de Ideias que irá realizar as obras de revitalização da Cidade da Criança e da Praça do Sagrado Coração de Jesus, no Centro.
O edital do concurso contou com a participação de 36 inscritos entre arquitetos e urbanistas. Com a pontuação de 454 pontos, o projeto escolhido foi o do arquiteto Carlos Yuri Nobre, que receberá o prêmio de R$30 mil e será contratado pela Prefeitura de Fortaleza para a prestação de serviço de elaboração do projeto básico e orçamento.
A escolha do equipamento a ser contemplado com a reforma, foi através de consulta pública do projeto Você Faz Fortaleza. Foram coletados cerca de 102 mil votos, nos 40 totens espalhados pela cidade. O local mais votado , entre os 12 sugeridos foi a Cidade da Criança e a Praça Coração de Jesus que terão projetos executados pela Prefeitura de Fortaleza até 2020.
Saiba Mais
O Projeto Novo Centro, com ações iniciadas em agosto deste ano, tem prazo de 12 meses para efetivar obras como a reforma do calçadão da Rua Guilherme Rocha, já iniciada e inserida nas ações de Ordenamento do Comércio Informal. Além disso, as ações incluem dois projetos pilotos: a padronização das bancas na Rua Barão do Rio Branco e a criação de quiosques padronizados para o comércio ambulante, nos calçadões das Ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso.
O comitê, a ser empossado nesta terça-feira, é composto por instituições públicas e privadas que vão monitorar a execução de todas as ações do Projeto. Essas ações incluem estimular a ocupação habitacional na região central da Capital, por meio da viabilização de até 900 unidades habitacionais, dentro do eixo da Habitação.
Na pauta de apoio a pessoas em situação de rua, o projeto prevê a implantação de Pousada Social com até 100 vagas. No segmento de Infraestrutura e Mobilidade, está definida a construção do Terminal Aberto ao lado da Praça José de Alencar. O projeto prevê ainda, a instalação de faixas exclusivas de ônibus, a consolidação de uma agenda cultural única no Centro de Fortaleza e a aquisição de uma célula de monitoramento com instalação de vídeowall, ações inseridas nos eixos infraestutura e mobilidade, Turismo e Cultura e o de Segurança Pública, respectivamente.
Já o projeto Você Faz Fortaleza, buscou através do Concurso de Ideias selecionar as melhores soluções arquitetônicas, paisagísticas e viárias para a requalificação da Cidade da Criança e da Praça do Sagrado Coração de Jesus, ganhadora da consulta popular.
A comissão técnica que avaliou os projetos foi formada por 10 profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, incluindo o engenheiro Adail Fontenele que é secretário da Regional do Centro, a arquiteta Águeda Muniz que é secretária do urbanismo e meio ambiente, e o presidente do conselho regional de engenharia e agronomia do Ceará, Emanuel Maia Mota.
Serviço:
Posse dos membros do Comitê Municipal de Acompanhamento do Plano de Ação do Novo Centro e anúncio do o projeto vencedor do Concurso de Ideias
Data: 23/10 (terça-feira)
Horário: 09h
Local: Auditório do Paço Municipal (Rua São José, 01 - Centro)