O prefeito Roberto Cláudio entregou, na manhã desta segunda-feira (20/05), 16 novas vans, ampliando o número de transportes complementares de Fortaleza. A ação ocorreu no Largo Dom Lustosa. O novos veículos irão possibilitar melhorias diretas aos usuários dos transportes públicos, que ganham mais conforto e eficiência em seus deslocamentos diários.
“Estamos com essas 16 novas vans, completando um total de 25, todas acessíveis, com ar-condicionado e internet wi-fi. Há um compromisso de entregarmos pelo menos outros 30 novos carros do tipo ao longo deste ano, ampliando a possibilidade de viagens mais confortáveis para quem utiliza vans”, afirmou o Prefeito. Roberto Cláudio anunciou ainda uma outra novidade para a população. “Com esses novos carros, a ideia é que, a partir de agora, toda nova permuta de frota do tipo que entrar na Cidade tenha ar-condicionado, a exemplo dos ônibus", disse.
As 16 novas vans são divididas em 14 miniônibus (vans) e dois midiônibus (micrão), que trarão mais comodidade aos trajetos dos fortalezenses. O primeiro tipo comporta 36 passageiros, 18 sentados e 18 em pé, e o segundo tem capacidade para 60 usuários, sendo 28 sentados e 32 em pé. Os novos carros fazem parte de um pacote de 20 que já foram entregues à Cidade.
De acordo com José do Carmo, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a novidade oferece mais opções aos cidadãos. “O objetivo é darmos melhor transporte aos fortalezenses. Um transporte seguro, eficiente, que chega no horário e que venha atender a todas as necessidades deles para que possam deixar seus carros em casa, promovendo melhorias no tráfego da Cidade”, completou.
Arthur Frota, assessor da presidência da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cootraps), disse que os modais vêm contemplar demandas antigas. “Essa linha surge da necessidade da população de ter novos carros operando e rodando nas linhas já existentes, porém com algumas mudanças que foram identificadas nos estudos que vêm sendo realizados”, declarou.
A iniciativa faz parte da parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Etufor, com a Cootraps e o Sindicato dos Permissionários de Veículos de Transporte de Passageiros Alternativo (Sindvans), que cumprem um papel importantíssimo no transporte complementar, com carros que chegam, muitas vezes, onde os ônibus não chegam, otimizando a integração de forma complementar entre os modais para capilarizar o transporte público dentro dos bairros. Hoje Fortaleza conta com 207 vans em pleno funcionamento.