O prefeito Roberto Cláudio entregou 264 apartamentos da segunda e última etapas do Residencial Vila do Mar III em solenidade na manhã desta segunda-feira (23/12). O empreendimento beneficia moradores que viviam em área de risco. “Estamos entregando estas residências para famílias que nunca tiveram casa própria ou que moravam em área de dunas, sem documentação, e que precisaram ser desapropriada para fazer a urbanização do Vila do Mar.
Agora, elas terão o direito de começar um novo momento da vida. A casa tem documento e é, definitivamente, delas. É um imóvel que pode ser deixado em herança, servir de aval e de garantia para crédito e financiamento”, afirmou o Prefeito.
Além dos apartamentos, a Prefeitura de Fortaleza entregará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), 370 melhorias habitacionais no bairro Pirambu (Regional I), nesta terça-feira (24/12). “As melhorias beneficiam famílias que permaneceram na área do Vila do Mar", explicou Roberto Cláudio, que também vai inaugurar a área de lazer na praça do Abel, completamente revitalizada na terça-feira.
Cada apartamento do Residencial Vila do Mar III possui dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e varanda, distribuídos em 49m². A primeira etapa, com 240 apartamentos, foi entregue pelo prefeito Roberto Cláudio em dezembro de 2018. A Prefeitura investiu R$ 8 milhões de recursos próprios e o restante, no valor de R$ 5,7 milhões, foi financiado pela Caixa Econômica Federal.
Olinda Marques, titular da Habitafor, destacou os números da política habitacional da gestão Roberto Cláudio. “Esta entrega do Vila do Mar é especial, porque são moradores de área de risco, da beira da praia e que vinham sofrendo com as subidas da maré. Vamos celebrar o final do mandato do Prefeito, em 2020, com 30 mil unidades habitacionais construídas”, completou.
Para Maria Vidal de Sousa (82), aposentada que mora com filho, a chave da casa é a certeza de uma vida tranquila. “Hoje, estou alegre e satisfeita com o Prefeito. Morava de aluguel. Agora, vamos ter casa própria, vou pagar só a água e a luz. É um dinheiro que sobra para comer melhor, se divertir”, ressaltou.
Marcelo Pereira (34), pai de três filhos, morava de aluguel em área de risco. “Estou muito feliz por receber a casa da gente. Vivíamos na beira da praia e hoje estamos realizando um sonho. Com o dinheiro que sobrar, dá para aumentar mais a renda da gente”, disse.
Ao todo, o Residencial Vila do Mar III beneficia 504 famílias oriundas de intervenções urbanísticas vinculadas ao Projeto Vila do Mar.