O prefeito Roberto Cláudio entregou, na manhã desta sexta-feira (26/07), 500 papéis da casa e 414 melhorias habitacionais aos moradores do grande Pirambu, como parte das atividades coordenadas pela Prefeitura de Fortaleza no Projeto Vila do Mar. “Hoje, entregamos 500 papéis da casa aqui no Pirambu, documentos de posse legal que servem para o resto da vida, podendo deixar de herança e aval para conseguir crédito. Também estamos entregando 414 reformas de casas, em sua grande maioria kits sanitários, garantindo mais saúde e qualidade de vida a essas famílias”, afirmou o Prefeito.
Durante a solenidade, Roberto Cláudio também anunciou um pacote de obras que vão beneficiar os moradores a região, como a entrega do Mercado dos Peixes e da Areninha do Vila do Mar. Também estão previstos um novo posto de Saúde nas Goiabeiras e o projeto Beira Rio Ceará, que vai reurbanizar o Rio Ceará, com área de entretenimento e lazer para a população.
O Projeto Vila do Mar prevê a requalificação urbanística daquela área, incluindo intervenções estruturais e sociais nos bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará, bem como entrega de unidades habitacionais.
Maria do Socorro Ferreira de Sousa, que morava há 35 anos em uma residência sem a posse legal, comemorou a concretização de um sonho. “Antes, só tinha um comprovante de que comprei de outra pessoa. Me falavam que podiam tomar, ficava preocupada. Agora, estou tranquila, porque sei que é minha. Vai ficar algo para minha família”, afirmou.
Edilberto Lopes falou sobre a insegurança que sentia por não ter o papel da casa: "eu tinha medo de ser despejado. Agora, com esse presente do prefeito Roberto Cláudio, posso construir tranquilo, saber que tem algo para deixar para os meus filhos. Estou muito feliz. É um momento de celebrar”, disse.
A política de habitação da Prefeitura já regularizou, de forma gratuita, mais de 2.500 residências somente no Pirambu e ainda tem muito mais por vir. “Estamos com esta atividade em outros bairros. Finalizamos no São Cristóvão e estamos no Serviluz. A nossa meta é, em toda Fortaleza, 20 mil família só pela Prefeitura e mais 30 mil em conjunto com Governo do Estado, via Cohab”, destacou a secretária do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Marques.
O papel da casa é um dos eixos das ações de habitação que a Prefeitura de Fortaleza desenvolve para garantir a segurança patrimonial de populações vulneráveis na Cidade. Além de oficializar a parte documental, os favorecidos têm acesso a outros benefícios, como a facilidade de ingresso no sistema financeiro, principalmente para construção ou reformas de suas residências, direitos básicos como saneamento, esporte, lazer e outros equipamentos públicos. Só no grande Pirambu serão 8mil papéis de casa.
Ações no Grande Pirambu
A gestão Roberto Cláudio vem desenvolvendo uma série de ações no grande Pirambu. Desde o primeiro mandato, entregou a reforma das Praças Capitão Mor de Aguiar e São Cura d´Ars, construiu a Areninha do Pirambu, a cobertura do Canal da Santa Inês e 12 boxes para Mulheres Empreendedoras. Também inaugurou o Ecoponto do Pirambu, a I Etapa do Ecopolo da Leste-Oeste e lançou o Programa E-Carroceiro (em continuidade ao Programa Carroceiro Legal). Na área da habitação, foram inauguradas 14 unidades habitacionais do projeto Vila dos Pescadores.