O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta terça-feira (16/07), às 17 horas, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maria Estael Freitas de Aguiar, no bairro Aracapé (Regional V). O equipamento faz parte da rede socioassistencial da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e passa a ocupar novas instalações. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado do Ceará em exercício, José Sarto, do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique, dentre outras autoridades.
A estrutura conta com salas de coordenação, atendimento individual, cadastro único, salas de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, cozinha, banheiros e despensa. A unidade deve referenciar 20.592 famílias dos bairros Mondubim, Planalto Airton Sena e José Walter.
Conforme o prefeito Roberto Cláudio, o CRAS é o grande ponto de referência dos serviços da Prefeitura, onde o cidadão pode se informar, buscar apoio e referências, inclusive os benefícios de cunho Federal, como o Bolsa Família. "Aqui é o espaço para a população buscar todos os benefícios que a União garante. Ele pode se cadastrar e ser acompanhado. Além disso, o espaço também trabalha com as populações vulneráveis com cursos de capacitação, programas para entreter a terceira idade. É um espaço de inclusão de oportunidades", disse.
Para o titular da SDHDS, Elpídio Nogueira, a unidade vem para atuar em prol das famílias em maior situação de vulnerabilidade. “E uma unidade totalmente requalificada, e a sala de fortalecimento de vínculos está espetacular. Este Cras é fruto de uma luta muito antiga, mas finalmente estamos entregando à população um equipamento que vai atender à demanda do Aracapé”, ressalta.
A professora aposentada Maria Áurea Cavalcate, 74 anos, considera as atividades do CRAS bastante educativas e afirma se sentir devidamente assessorada pela equipe. "As orientadoras e coordenadora geral nos dão as dicas e os subsídios, e a gente executa com a orientação. Eu faço trabalhos manuais, escrevo pequenos textos, participo de uma equipe de dinâmica, além de brincadeiras e passeios", conta.
Sobre os CRAS
Localizados em áreas de vulnerabilidade social, os CRAS atuam com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando fortalecer dos convívios sociofamiliar e coletivo. As equipes, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), executam serviços da proteção social básica no âmbito municipal. Fortaleza conta com 27 CRAS distribuídos em seis Regionais.
Nos equipamentos, são realizadas atividades socioeducativas, oficinas de convivência, atividades lúdicas e culturais, campanhas educativas e acompanhamento familiar. Além disso, são feitos encaminhamentos à rede socioassistencial, atendimentos individuais, atendimento do Cadastro Único, visitas domiciliares e institucionais, dentre outros serviços.