O prefeito Roberto Cláudio entregou, na manhã desta terça-feira (25/09), a reforma da nova Lavanderia Comunitária da Regional I, e na mesma ocasião, assinou a Ordem de Serviço para as obras de requalificação da segunda etapa da Avenida José Jatahy. Com custo de R$ 2 milhões, a intervenção ocorrerá entre as avenidas Francisco Sá e Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) e terá duração de oito meses.
“São duas intervenções distintas, mas importantes para a comunidade. A lavanderia é necessária para um conjunto de mulheres que sempre trabalharam lavando roupa para manter suas famílias. Agora, elas terão um espaço novo, amplo e organizado que melhora as condições de trabalho. Já a intervenção viária começa hoje para finalizar a duplicação da José Jatahy, integrando, via anel viário, do Mucuripe até a Leste-Oeste”, enfatizou o prefeito.
Para viabilizar a ligação entre as avenidas Francisco Sá e Presidente Castelo Branco, será construída uma passagem de nível no cruzamento da nova Av. José Jatahy com Av. Tenente Lisboa (linha Oeste do Metrofor). Toda a extensão da obra, com aproximadamente 730m, contará com nova pavimentação, novo sistema de drenagem, calçadas com piso intertravado, paisagismo, luz branca e ciclofaixa.
As Ruas Jacinto Matos e Adriano Martins passarão a funcionar como um binário, entre as avenidas Tenente Lisboa e Presidente Castelo Branco, tendo a R. Jacinto Matos no sentido praia-sertão (Norte-Sul) e a R. Adriano Martins no sentido sertão-praia (Sul-Norte)
Com a conclusão das intervenções, será finalizado o primeiro anel viário de Fortaleza, que dará mais uma opção de percurso, ligando a Barra do Ceará ao Mucuripe. Além disso, irá reduzir os transtornos no trânsito entre a Av. Francisco Sá e a Av. Presidente Castelo Branco.
“Vamos finalizar essa ligação entre a José Bastos até a Leste-Oeste. Essa continuação irá facilitar a vida dos motoristas que não precisarão passar por dentro da Cidade para chegar no Centro de Fortaleza, por exemplo. Não teremos desapropriações e nenhuma grande interferência durante a obra e a população vai contar com ela sem transtornos”, explicou a secretária da Infraestrutura, Manoela Nogueira.
Lavanderia Comunitária Expedita Ramalho Freire
Na ocasião, o Prefeito também entregou a nova Lavanderia Comunitária da Regional I, no bairro Monte Castelo. Após a revitalização, o equipamento ganhou o nome Lavanderia Comunitária Expedita Ramalho Freire, um pedido e homenagem dos moradores e lavadeiras do bairro a primeira lavadeira oficial da comunidade.
A Prefeitura investiu na reforma cerca de R$ 130 mil. Foram instaladas 20 novas pias em inox, bancadas longas em mármore para passar roupas, copa e banheiro para as usuárias. Além destas revitalizações, o novo espaço foi contemplado com paisagismo, poda de árvore, nova pintura, piso, plantio e melhorias na iluminação e na sinalização de seus arredores.
“Eu gostei do espaço porque não dava para eu lavar roupa em casa. Lá, é muito pequeno e eu ainda tenho meu neto. Aqui, eu consigo até trazê-lo para brincar no jardim enquanto trabalho, disse a lavadeira Francisca Maria Araújo que trabalha há 14 anos.
A Lavanderia, que existe há cerca de 25 anos, beneficia, atualmente, 11 lavadeiras profissionais. Antes, elas desempenhavam suas atividades em espaço interno da Escola Lenira Magalhães, cedido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Diante da necessidade da reforma, o prefeito Roberto Cláudio disponibilizou espaço mais adequado para a lida das trabalhadoras, também acoplado à Escola, contudo mais independente e amplo.
A Prefeitura dispõe de seis lavanderias comunitárias em toda a Cidade, localizadas nos bairros Ellery, Monte Castelo, Joaquim Távora, Parque Araxá, Rodolfo Teófilo e Demócrito Rocha. Sempre que necessário, o Município realiza melhoria na estrutura física destes equipamentos, para garantir a eficácia das atividades e a segurança das profissionais.