O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quinta-feira (25/07), às 18h, a requalificação do Posto de Saúde Eliézer Studart. O equipamento beneficia aproximadamente 21 mil pessoas do bairro Autran Nunes, na Regional III. A intervenção faz parte oriundos do Programa Mais Ação, que visa atender e melhorar as mais variadas áreas, como saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura, cultura, esporte e lazer até 2020.
O investimento de R$ 410 mil foi aplicado em obras de melhoria da infraestrutura interna e externa do equipamento. A unidade recebeu a reforma da coberta, reparos nas instalações hidrosanitárias e elétricas, pintura, nova caixa d'água e reforma do auditório.
De acordo com Roberto Cláudio, a unidade já havia sido reformada na primeira gestão, mas com o tempo foi verificada uma nova necessidade de recuperação. "Aqui, a gente corrigiu infiltrações, garantiu a reativação de salas, trouxe novos equipamentos e está de fato, entregando à população um posto qualificado, modernizado e bem estruturado para atender bem a comunidade do Autran Nunes", destacou.
De acordo a secretária adjunta da Saúde, Ana Estela Fernandes, este é o 73º equipamento do tipo reformado durante a gestão de Roberto Cláudio. “Ao devolver para a população salas que estavam desativadas, acabamos ampliando o acesso ao disponibilizar a estrutura completa para o uso dos profissionais e da comunidade”, disse.
A Secretária informou, ainda, que o Posto de Saúde Eliézer Studart conta com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizando cerca de 150 atendimentos diários. Além disso, os usuários podem contar com acolhimento, farmácia abastecida com medicamentos da Atenção Primária, serviço de odontologia, sala de curativos, sala de esterilização, sala de vacinação, dentre outros espaços.
Outro diferencial da unidade é que população conta, ainda, com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que realizam visitas residências e ajudam a unidade mapear pessoas que precisam de maior atenção como as gestantes, crianças, idosos, pacientes com hipertensão ou diabetes, pessoas com tuberculose ou doenças infecciosas, bem como pacientes acamados.
Necilma Macêdo é diretora da Biblioteca Cristina Poeta, nomeada por Roberto Cláudio em homenagem à líder comunitária que faleceu há cerca de dois anos, vítima de violência. À frente do equipamento, ela conta que desenvolve atividades em parceria com o Posto Eliézer Studart, que incluem atividade física e palestras sobre saúde e prevenção. "Enfermeiros e agentes comunitários vão à Biblioteca realizar esse trabalho e, atualmente, cerca de 90 senhoras participam ativamente. Sei que posso contar com o nosso vizinho e estou sempre em contato com o coordenador. É uma parceria muito bacana", explicou.
A dona de casa Francisca de Fátima Pereira é líder comunitária há 25 anos, além de presidente do Conselho de Saúde local. Ela conta que o posto estava realmente precisando passar por uma reforma, mas que o processo de demanda com o grupo gestor foi rápido. "Nosso posto estava em uma situação um pouco difícil, e não foram medidos esforços para resolver. A prefeitura tem muito compromisso com a saúde da nossa comunidade. A relação da população com o posto é muito boa, o atendimento é tranquilo", disse.
Médico Família Fortaleza
Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio anunciou que a data de posse para os novos profissionais do Programa Médico Família Fortaleza será no próximo dia 12 de agosto. São 140 médicos que irão assumir as equipes do Programa de Saúde da Família. “Eles vão complementar o programa Mais Médicos, da União, que vem a cada dia reduzindo os médicos no Brasil inteiro. É importante que a gente garanta o trabalho médico qualificado e humanizado nas nossas unidades”, explicou.
Conforme o Gestor, os 140 médicos vão trabalhar principalmente nas áreas mais vulneráveis, nos postos de saúde onde há, hoje, deficiência de profissionais da área médica.
Programa Mais Ação
Na área da saúde, além da reforma de 25 postos de saúde e a construção de mais sete, o Prefeito deve entregar o Caps Infantil no bairro Bom Jardim e o Hospital da Criança, que será construído ao lado do Hospital Dra. Zilda Arrns Neumann (Hospital da Mulher) e contará com 4 mil m² e 104 leitos.