Na manhã desta quinta-feira (10/12), a Academia do Professor Darcy Ribeiro foi palco da cerimônia de entrega do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed) 2020. A iniciativa reconhece, homenageia e premia as escolas municipais melhor colocadas nos resultados do Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) e no Spaece-Alfa em 2019. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o acesso ao local foi restrito e a solenidade transmitida virtualmente a todos os Distritos de Educação da Capital.
O intuito da proposta é valorizar boas práticas pedagógicas visando à elevação da qualidade do ensino-aprendizagem da Rede Municipal. Nesta edição, 167 escolas foram condecoradas com placas e recursos financeiros. O incentivo superou investimentos da ordem de R$ 3,6 milhões.
O evento chega à sexta edição conquistando significativo alcance. “Há 6 anos, reconhecemos e premiamos os nossos avanços no Spaece. Em 2015, começamos premiando 32 escolas pelo alcance dos índices desejáveis, investindo, ao todo, 550 mil reais. Hoje, estamos premiando 167 escolas e investindo 3 milhões e 600 mil. Essa é uma demonstração da ampliação e da qualificação da Rede Municipal”, introduziu o prefeito Roberto Cláudio, que esteve acompanhado da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, do deputado federal Idilvan Alencar, além de outras autoridades.
Ao comemorar os avanços nos indicadores da educação municipal, o Prefeito destacou, ainda, a nova logística gerencial e pedagógica incorporada ao longo dos últimos oito anos. “A Educação é uma tarefa em andamento. Os indicadores educacionais de Fortaleza eram muito frágeis. Hoje, somos uma Capital com resultados exemplares. Saímos de nenhuma Escola de Tempo Integral para 50% das matrículas municipais nessa modalidade e mais do que duplicamos o acesso à educação infantil. Além dos avanços estruturais, tivemos novos concursos para professores e a garantia do piso salarial”, descreveu.
Premiações
Na oportunidade, foram premiadas as escolas do 2º ano que obtiveram a partir de 85% (incluindo as que atingiram 100%) dos alunos alfabetizados no nível desejável, bem como aquelas com proficiência igual ou maior a 190 pontos, conforme classificação do Spaece-Alfa 2019.
A coordenadora da Escola Municipal Professor Luís Costa, Carmênia de Paula, comentou o destaque da unidade escolar na categoria. “Nossa Escola é tricampeã no PEMED e bicampeã no prêmio Escola Nota 10, do Governo do Estado. Os resultados são fruto da parceria e do engajamento entre a Prefeitura, os Distritos, os professores, os gestores, os alunos e a própria comunidade. Observar sensivelmente cada criança e lutar pelo avanço de cada uma é uma tarefa diária. Portanto, não podemos nos acomodar”, pontuou.
Dalila Saldanha, secretária municipal de Educação, celebrou os índices conquistados. “Nosso maior desafio já chegou a ser a alfabetização. Hoje, comemoramos o fato de 100% das escolas já estarem alfabetizando na idade certa, contemplando 94% das nossas crianças. Esse número, em 2012, girava em torno de 50%. O avanço é expressivo. Nosso desafio é garantir o aprendizado adequado a cada etapa escolar, assegurando o direito de novos alunos aprenderem de forma eficiente”, detalha.
Ainda durante o evento, foram contempladas as escolas do 5° e 9º ano que alcançaram proficiência adequada em português, matemática e em português e matemática. Simultaneamente, a premiação incluiu escolas de 9º ano com crescimento superior a 3% no desempenho de língua portuguesa e matemática em relação ao Spaece do ano anterior.
Entrega de 830 smartphones
Os três primeiros estudantes do 5º e 9º ano que atingiram as melhores médias de proficiência foram premiados com smartphones.
O estudante Lucas Oliveira Alves obteve média equivalente a 340,99 e celebrou o primeiro lugar conquistado junto à Escola Municipal Jader de Figueiredo Correia. “Ter a melhor média do Spaece é uma alegria sem tamanho. O resultado é fruto da dedicação diária, dos estudos em casa e da atenção aos conteúdos”, avaliou.
570Na oportunidade, o aluno registrou, ainda, uma mensagem de incentivo aos colegas. “Torço para que meus amigos se dediquem para conquistar um futuro melhor. Ainda não decidi qual carreira seguir, mas pretendo continuar nesse ritmo para realizar os meus sonhos, sejam eles quais forem”, acrescentou.
No total, 830 alunos foram contemplados. 570 aparelhos foram destinados aos estudantes do 5º ano e 260 aos alunos do 9º ano.
Em 2019, 834 alunos foram premiados com aparelhos celulares. As escolas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares gerais no Município e nos seis Distritos de Educação também receberam premiação.
A condecoração se estendeu ainda aos seis Distritos de Educação, que foram homenageados por terem atingido nível desejável de proficiência nas escolas de suas áreas de abrangência.
Concurso “O Contexto de Isolamento Social no Combate ao Coronavírus”
Em 2020, em virtude da pandemia de covid-19, houve a necessidade de um rígido isolamento social. O Município de Fortaleza, por meio da Secretaria de Educação, conseguiu dar continuidade ao seu calendário pedagógico, garantindo acesso às atividades educativas domiciliares e alimentação a todos os 231 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.
Nessa perspectiva, os alunos vencedores do concurso “O Contexto de Isolamento Social no Combate ao Coronavírus” foram condecorados em cinco categorias distintas: desenho, poema, redação, cordel e vídeo. Em cada uma delas, os três primeiros colocados também receberam smartphones.
Oriundo da campanha “Educação pela Vida: Coronavírus não”, o certame procurou fortalecer o protagonismo juvenil e estimular o interesse dos estudantes em refletir e expressar, de forma artística, as emoções e sensações inerentes ao quadro pandêmico.
Inclusão e educação
Presente na ocasião, a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, celebrou a iniciativa e defendeu a consolidação da inclusão por meio da Educação. “Os esforços da Prefeitura consistem em trabalhar pela aprendizagem dos nossos alunos pela chance de eles serem vitoriosos. O reconhecimento e a dedicação às equipes, incluindo toda a retaguarda, são fundamentais. Com cada um fazendo a sua parte, melhores resultados serão obtidos em prol de uma boa escola pública para todos”, disse.