O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (01/11), a requalificação da Escola Municipal Bergson Gurjão Farias, localizada no bairro Dom Lustosa (Regional III). As intervenções integram o pacote de requalificação da Prefeitura de Fortaleza nas unidades municipais para garantir melhorias estruturais no parque escolar, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores, funcionários e familiares.
“Temos a meta de entregar, até o próximo ano, 200 escolas requalificadas e, eventualmente, com alguma ampliação. São reformas amplas, algumas de médio e grande porte, que mexem em estrutura e requalificam, como esta, que ocorreu quase na escola inteira. Aqui, a gente reformou sala de aula, auditório, refeitório, biblioteca, cozinha. Vamos para a segunda etapa, quando faremos um ginásio poliesportivo completamente novo”, afirmou Roberto Cláudio.
Ele anunciou, ainda, novos equipamentos para o parque educacional da Cidade. “Ao longo deste ano, temos algumas creches e escolas em tempo integral a serem iniciadas e outro lote de 26 escolas e 36 Centros de Educação Infantil a serem entregues até o final do próximo ano”, declarou.
As obras tiveram um investimento de R$ 640 mil, contemplando melhorias nas salas de aula, Secretaria, Direção, Coordenação, sala de professores, cozinha, banheiros, despensa, casa de gás, almoxarifado, cobertas, fachadas e áreas de circulação. A requalificação também contemplou pintura, aplicação de revestimento (cerâmica), instalações hidráulicas e elétricas, além da implantação de playground, auditório e novo acesso para os alunos.
“Roberto Cláudio elegeu como uma das prioridades da segunda gestão cuidar ainda mais da infraestrutura das nossas escolas. A Bergson Gurjão Farias é referência para a comunidade. É uma escola nota dez em nível estadual. Ficamos muito felizes em poder possibilitar uma estrutura mais adequada para que os resultados melhorem mais ainda”, disse Dalila Saldanha, secretária da Educação.
Rosimeire Severino, mãe de um estudante do centro de ensino, ressaltou que as melhorias vão ajudar no aprendizado de todos. “Ficou ótima a reforma, é uma melhoria para os meninos ficarem mais estimulados. Queremos que o Prefeito continue sempre fazendo as obras por nós. Agora, nossos filhos vão ficar mais entusiasmado para vir a escola. Isso ajuda no aprendizado”, completou.
Entre as premiações que a Escola Municipal Bergson Gurjão Farias recebeu estão, em 2016, a do primeiro lugar em Fortaleza do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e, em 2017, terceiro lugar também na Capital, além do título Escola Nota Dez. Em 2018, tirou 204 pontos na mesma metodologia de avalização, mantendo a média e o nível desejado no segundo ano.
Pacote de requalificações
O pacote de requalificações da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), tem previsão de investimento de R$ 40 milhões. A ação já reformou nove unidades e 30 estão com obras avançadas. Outras quatro instituições ainda vão receber intervenções em 2019, e 159 em 2020, sempre priorizando a infraestrutura e a segurança de professores e estudantes.