O prefeito Roberto Cláudio, ao lado da primeira-dama Carol Bezerra, entregou, nesta quinta-feira (08/11), a requalificação da Praça Coronel João Pontes, no bairro Monte Castelo. Conhecida como Pracinha Redonda, passou pela sua primeira grande intervenção e foi devolvido à comunidade com diversos pedidos atendidos, dentre eles a renovação da Academia ao Ar Livre e a instalação do Parque Infantil, do Projeto Praça Amiga da Criança. Somente no bairro, já foram cinco praças renovadas, e há previsão de entregar mais três ainda neste ano. Em toda a Regional I, 32 praças foram reformadas durante a atual gestão
A revitalização conta também com a instalação de novos mobiliários urbanos, mesa de jogos; nova pavimentação; troca do piso e acessibilidade, restauração do anfiteatro e da quadra poliesportiva, além de nova iluminação pública, arborização e pintura. Além disso, a Estação do Bicicletar e a Academia ao Ar Livre, instaladas em 2015, foram substituídas.
Este tipo de obra, considerando-se o grande impacto dela para a transformação da vida da população do entorno, acaba sendo um investimento barato, conforme o prefeito Roberto Cláudio. Para ele, Fortaleza é uma cidade que cresceu muito rápido e que vem tendo o senso de vizinhança diminuído, e os espaços públicos renovam esse espírito de comunidade.
“É uma intervenção simples mas que tem grande significado para uma cidade como a nossa. Quanto mais a gente abandona os espaços públicos, mais eles vão ficando precarizados. Uma praça abandonada assusta as pessoa e faz elas ficarem em casa. Por isso, a Prefeitura entrega um espaço bacana e com grande potencial de uso. Tem que ter vida, tem que ter ocupação”, discursou o prefeito
A reforma foi executada por meio da Secretaria Regional I. O titular da Pasta, Gilberto Bastos, reforçou a importância da preservação destes instrumentos públicos. “O clamor foi grande da população para a reforma dessa praça. Nós temos um adotante, um senhor que mora em frente à praça, e a Regional I vai ficar sempre de sentinela, para que a gente não deixe destruir o investimento do dinheiro público", afirmou.
A professora Maria Lindalva Máximo é moradora do Monte Castelo há mais de 10 anos. Ela avaliou positivamente a revitalização, ressaltando que a praça vinha andando bastante abandonada, mesmo com as atividades da comunidade. "Quando ela está bem cuidada, o pessoal vem. Agora a população tem que cuidar, né? É dinheiro nosso".
Outras intervenções
Dentre outras ações, o prefeito Roberto Cláudio já beneficiou as famílias do Monte Castelo com os equipamentos sociais do açude João Lopes, reforma da Praça Carlos Jereissati, instalação das ciclofaixas das ruas Padre Anchieta e José Cândido e com as implantações de mais três Estações do Bicicletar: a do Frangolândia, Parque Araxá e a do Instituto dos Cegos. Além disso, a construção do Corredor Expresso Bezerra de Menezes, juntamente com a instalação da Ciclovia da avenida também beneficiaram a comunidade do bairro.
As reformas destes espaços públicos integram o maior programa de requalificação de praças do município. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Fortaleza reformou mais de 260 praças em toda a Cidade.
Sobre a Praça
A Praça Coronel João Pontes foi construída em 1936, por José de Pontes Medeiros, em homenagem ao pai, João Pontes Medeiros, nascido em Portugal, em 1857. Aos 13 anos de idade, João Pontes veio para o Ceará, residiu em Aracoiaba, Baturité e Fortaleza, onde desenvolveu as profissões de auto comerciante do tecido e empresário no ramo de telefonia, tendo concedido emprego e renda a milhares de cearenses.