O prefeito Roberto Cláudio entrega, nesta sexta-feira (27/12), às 9 horas, a requalificação da Praça Figueira de Melo, localizada em frente ao Colégio Justiniano de Serpa, na Avenida Santos Dumont (Centro). O equipamento recebeu piso intertravado, novo mobiliário urbano, Academia ao Ar Livre, mesas para jogos de tabuleiro e Parquinho Infantil e novo paisagismo, além de se tornar acessível com a instalação de rampas e piso tátil para pessoas com deficiência visual.
Tão antiga quanto o conjunto arquitetônico que a cerca, a praça foi construída na metade do século XIX, entre a Avenida Santos Dumont e as ruas Coronel Ferraz, Franklin Távora e 25 de Março, nas proximidades de imóveis históricos como o Colégio Imaculada Conceição, a Igreja do Pequeno Grande, a Escola Jesus Maria e José e o Colégio Justiniano de Serpa.
A Praça é adotada pela Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec). "Juntamente com alguns moradores e comerciantes, cuidamos, diariamente, da Praça Figueira de Melo e temos esta missão como responsabilidade social. Cuidar do meio ambiente é dever de todos nós para que possamos viver numa sociedade mais agradável", enfatiza Gentil Teixeira Rolim, presidente da Associação.
Homenageado
Inicialmente ficou conhecida como Praça do Asilo, Praça dos Educandos e ainda como Praça do Colégio, quando em 1867 foi fundado o Colégio da Imaculada Conceição. Em 1879, recebeu o nome de Senador Figueira de Melo. Jerônimo Martiniano Figueira de Melo nasceu em Sobral, em 1809. Formado em Direito em 1832, ocupou, entre outros cargos, o de Juiz de Direito, Secretário do Governo de Pernambuco, Presidente do Maranhão, Chefe de Polícia de Pernambuco e do Rio de Janeiro, Presidente do Rio Grande do Sul e Ministro do Supremo Tribunal. Foi ainda deputado por Pernambuco e pelo Ceará e Senador do Império pelo Ceará.
Serviço:
Entrega da Requalificação da Praça Figueira de Melo
Data: 27/12 (sexta-feira)
Hora: 9 horas
Local: Avenida Santos Dumont esquina com Rua 25 de Março