O prefeito Roberto Cláudio entregou a requalificação da Praça Figueira de Melo, localizada em frente ao Colégio Justiniano de Serpa, na Avenida Santos Dumont (Centro). O espaço, que faz parte da história de Fortaleza, volta a servir à comunidade como lugar de lazer, esporte e entretenimento.
“Estamos no Centro da Cidade entregando mais um equipamento que tem um significado muito importante para a nossa Cidade. Ela é cercada por prédios e muita história e estava abandonada, destruída. Foi toda recuperada e agora conta com novo piso e iluminação. Além disso, conta com memorial com paineis de fotos para o fortalezense conhecer melhor a história dela”, declarou o Prefeito.
Entre as intervenções, a Praça recebeu piso intertravado, mobiliário urbano, Academia ao Ar Livre, mesas para jogos de tabuleiro, Parquinho Infantil, paisagismo, além de se tornar acessível com a instalação de rampas e piso tátil para pessoas com deficiência visual.
Tão antiga quanto o conjunto arquitetônico que a cerca, a praça foi construída na metade do século XIX, entre a Avenida Santos Dumont e as ruas Coronel Ferraz, Franklin Távora e 25 de Março, nas proximidades de imóveis históricos como o Colégio Imaculada Conceição, a Igreja do Pequeno Grande, a Escola Jesus Maria e José e o Colégio Justiniano de Serpa.
Para Renato Lima, titular da Coordenadoria Especial de Articulação das Secretarias Regionais (Coareg), as praças devem funcionar como a extensão da casa do cidadão. "Não é a toa que, desde a primeira gestão, nós temos um programa de requalificação de centenas de praças de Fortaleza. Esta em especial é muito importante, pois faz parte de um complexo de prédios públicos que existem na Cidade”, disse.
Moradora do bairro há quatro anos, a dona de casa Maria Rosália Lopes, ficou muito feliz com a entrega. “Antes, não dava nem gosto da gente caminhar. Depois da reforma ficou muito boa, tem os equipamentos para fazer exercícios. Agora vou fazer caminhada, alongamentos e exercícios todos os dias. É mais saúde para a gente”, ressaltou.
Homenageado
Inicialmente ficou conhecida como Praça do Asilo, Praça dos Educandos e ainda como Praça do Colégio, quando em 1867 foi fundado o Colégio da Imaculada Conceição. Em 1879, recebeu o nome de Senador Figueira de Melo. Jerônimo Martiniano Figueira de Melo nasceu em Sobral, em 1809. Formado em Direito em 1832, ocupou, entre outros cargos, o de Juiz de Direito, Secretário do Governo de Pernambuco, Presidente do Maranhão, Chefe de Polícia de Pernambuco e do Rio de Janeiro, Presidente do Rio Grande do Sul e Ministro do Supremo Tribunal. Foi ainda deputado por Pernambuco e pelo Ceará e Senador do Império pelo Ceará.
Veja a galeria de imagens da solenidade