O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta segunda-feira (03/06), a requalificação do Posto de Saúde Virgílio Távora. O equipamento, localizado no bairro Cristo Redentor (Regional I), atende cerca de 27 mil residentes das comunidades do Cristo Redentor, Álvaro Weyne, Pirambu e Barra do Ceará. A requalificação faz parte de um pacote de ações da Prefeitura para a melhoria dos serviços realizados na Atenção Primária.
A unidade recebeu manutenção coberta, pintura geral, manutenção dos drenos dos aparelhos de ar-condicionado, revisão da instalação elétrica e troca de quadro de medição, novas vidraças, bancada da sala de vacina e do laboratório, instalação da porta de chumbo da sala de Raio-x do consultório odontológico, entre outros benefícios.
O posto conta com seis equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) com a capacidade de realizar diariamente cerca de 360 atendimentos. Os usuários podem ter acesso a consultas médicas, atendimento odontológico, exames laboratoriais, vacinação, testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatites / gravidez), verificação de pressão arterial, medição de glicemia, realização de pequenos curativos e procedimentos, além de outros serviços.
“A requalificação faz parte de um investimento na atenção primária que o prefeito Roberto Cláudio vem fazendo desde a sua primeira gestão. A atenção primária é a porta de entrada para o Serviço Único de Saúde, então é muito importante que a gente mantenha para para melhorar a condição de trabalho dos profissionais e, consequentemente, o atendimento dos pacientes” afirmou a secretária municipal da saúde, Joana Maciel.
Roberto Cláudio ressaltou, para além da reforma da unidade, outros serviços de saúde implementados no Bairro, como a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD), localizado nas proximidades, com atendimento 24h, e as reformas do posto Guiomar Arruda, a ser entregue em agosto, e do posto Floresta, com prazo ainda para este ano. "Além disso, o programa Médico Família Fortaleza vai completar, a partir de julho, as seis equipes do Programa de Saúde da Família, para que a comunidade possa ser bem atendida", disse.
Para a funcionária pública e moradora do bairro Francisca Marlene da Silva, a estrutura ficou similar a de clínicas particulares, e ela acredita que a melhoria trará mais conforto na hora do atendimento. "Está tudo muito bonito e com ar-condicionado, e sei que aqui temos médicos maravilhosos que fazem um trabalho humanizado. As comunidades do Pirambu e do Cristo redentor agora vão ter um melhor atendimento. Nosso Prefeito está fazendo uma grande diferença, trabalhando também nos bairros menores. Eu me sinto muito feliz com esta reforma", elogiou.
Saiba Mais
No início da gestão, o Posto Virgílio Távora foi totalmente reformado e modernizado com novos consultórios, passando de quatro para oito, ambientes climatizados, salas de espera, prontuário eletrônico, atendimento informatizado, instalações adaptadas para portadores de necessidade especiais, além da reestruturação das salas de acolhimento, curativo e farmácia.
Fortaleza possui 113 postos de saúde, dos quais 72 foram reformados ou ampliados e 22 foram construídos pela gestão do prefeito Roberto Cláudio. O novo modelo implantou o funcionamento com horário estendido de 7h às 19h, atendendo a demanda programada e espontânea com prontuário informatizado e ponto eletrônico.