O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta sexta-feira (14/02), o projeto de urbanização da Lagoa do Mel e a nova Praça Dr. Luís França, no bairro Cristo Redentor. A requalificação, no valor de R$ 1.075.993,44, é uma parceria entre a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Secretaria Regional I.
Localizada na Avenida Leste-Oeste, a Lagoa do Mel foi devolvida à comunidade após 30 anos de assoreamento e agora conta com contenção por Muro de Gabião, estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência.
Por sua vez, a praça Dr. Luís França, é composta por parque infantil do projeto Praça Amiga da Criança, Academia ao Ar Livre e quiosque do projeto Leitura na Praça. A nova área de lazer, de 3.498, 86 m², também recebeu novos bancos, iluminação, paisagismo e passeio com acessibilidade. A série de melhorias urbanísticas acarretada pela revitalização integra o Projeto Ecopolo.
"Esta é a revitalização e a limpeza de um manancial importantíssimo para Fortaleza. E além disso, todo um mobiliário urbano novo compatível com o uso que a praça tem que ter, algo muito valioso para a cidade e ainda na beira da Av. Leste-Oeste, área mais adensada de Fortaleza. Tem tudo para ser um espaço muito bem utilizado", declarou Roberto Cláudio.
Conforme o secretário da Regional I, Rennys Frota, esta era uma área que estava escondida pelo cinza da cidade. "A Lagoa do Mel tem todo um apego de pessoas históricas do bairro e que até pescavam aqui. E hoje a gente tem um manancial de água pura no meio da cidade totalmente revitalizado, e ainda homenageamos esse grande fortalezense que foi o Dr. Luís França".
Para a líder comunitária Nereide Alves de Lima, moradora do bairro há 30 anos, a revitalização foi o melhor para a comunidade. "Aqui você pode caminhar, trazer seu filho, fazer seu exercício, você tem uma vida. Ainda mais com o projeto Leitura na Praça, que os moradores estão ansiosos por momentos de atividades com leituras de histórias", destacou.
Leitura na Praça
O quiosque do Projeto Leitura na Praça instalado na Praça Dr. Luís França é o 23º implantado na cidade (o sexto na Regional I) pelo Gabinete da primeira-dama de Fortaleza. A iniciativa desperta o interesse das crianças, adolescentes e suas famílias pela leitura. Cada Quiosque é composto por 400 livros infantojuvenis, com títulos variados que abordam temas como solidariedade, ecologia, cidadania, sonhos e criatividade.
Sobre o homenageado
A instalação de todo o complexo de lazer inaugurado nesta sexta-feira foi possível devido à doação do espaço por parte da Família do Dr Luís França, renomado pediatra, fundador do Sopai Hospital Infantil, que muito contribuiu com a saúde de crianças e jovens do Grande Pirambu e de regiões e municípios adjacentes à zona metropolitana de Fortaleza. Nascido em 07 de agosto de 1920, Luís França casou-se com Dulce Pontual, com quem teve quatro filhos. O médico faleceu em 29 de maio de 2003.
Pela importância dos serviços prestados, o Sopai foi considerada de Utilidade Pública pela Prefeitura Fortaleza, em 02 de julho de 1963, pelo Estado do Ceará, em 09 de outubro de 1967, e pelo Governo Federal, em 31 de Janeiro de 1973, poderes públicos com os quais tem convênios firmados.
“O Dr. Luís França encarou a medicina para ajudar as pessoas que precisam e até hoje seu legado é valiosíssimo para a comunidade. É uma família respeitada e querida pela persistência em continuar servindo. É uma felicidade pela entrega do espaço e pela forma como isso nasceu, por meio da doação”, disse Roberto Cláudio.
Baixe a galeria de imagens do evento