17 de September de 2018 em Educação

Prefeito Roberto Cláudio homenageia escolas municipais por superarem metas do Ideb previstas para 2021

96,2% das escolas municipais nos anos iniciais atingiram as metas projetadas


Ideb
Em Língua Portuguesa, a média da capital cearense ficou acima do desempenho do Ceará e do Brasil. Já em Matemática, o resultado na Rede Municipal de Fortaleza ficou acima da média nacional (Foto: Marcos Moura)
O prefeito Roberto Cláudio homnageou as escolas municipais pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017 (Ideb), na manhã desta segunda-feira (17/09), no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Conforme o índice de 2017, Fortaleza alcançou a melhor marca de sua história, tanto nos anos iniciais como nos anos finais, e já superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021.

“Essa é uma demonstração que todo o nosso compromisso vem gerando resultados que dão oportunidades à criançada mais pobre, da periferia da Cidade. Hoje, sabemos que uma criança está indo para a escola, que está sabendo ler e escrever, que no quinto ano está chegando com um nível de aprendizado em português e em matemática já acima do que havíamos estabelecido como meta e também no nono ano”, afirmou o gestor da Capital.

Em Fortaleza, o índice do 5º ano do Ensino Fundamental passou de 5,4, em 2015, para 6,0, em 2017, superando a meta projetada para ser alcançada em 2021 (de 5,5), se tornado o segundo melhor resultado entre as capitais do Nordeste e o sétimo lugar entre as capitais brasileiras.

No 9º ano, o índice da Capital subiu de 4,4 (2015), para 4,9 (2017). Ou seja, conforme o Inep, o resultado também já superou a meta projetada para 2021 (de 4,7). Outro destaque foi que 96,2% das escolas municipais de Fortaleza nos anos iniciais atingiram as metas projetadas pelo MEC para o Ideb. Nos anos finais, este percentual foi de 73,6%.

Dalila Saldanha, secretária municipal da Educação, lembrou que as conquistas alcançadas fazem parte dos esforços executados e planejados pela gestão nos últimos anos. “Os resultados que conquistamos agora são frutos de muito trabalho, de um projeto estruturado em 2013. O Ideb nos mostra agora que os pais, os professores e os gestores realmente estão empoderados da importância da busca por essas melhorias. Nosso objetivo é avançar ano a ano. Já superamos as metas para 2021 e, em 2019, na próxima medição, queremos conquistar médias superiores as metas projetadas”, declarou.

O Ideb é uma iniciativa do Inep para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

Proficiência
Fortaleza também conquistou crescimento histórico na proficiência avaliada na Prova Brasil pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Vale destacar que, em Língua Portuguesa, a média da capital cearense ficou acima do desempenho do Ceará e do Brasil. Já em Matemática, o resultado na Rede Municipal de Fortaleza ficou acima da média nacional.

Nos anos iniciais, houve crescimento na proficiência tanto em Língua Portuguesa (218,13) como em Matemática (222,41), o que representou um aumento, respectivamente, de 10,23 pontos e de 10,42 pontos na comparação com 2015.

Com relação aos anos finais, Fortaleza atingiu proficiência de 265,68 em Língua Portuguesa, e de 254,48 em Matemática, resultados que, na comparação com 2015, representam crescimento de 7,39 pontos em Língua Portuguesa e 2,32 pontos em Matemática.

Os resultados da Prova Brasil são apresentados em uma escala de desempenho capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes demonstram terem desenvolvido. Há uma escala descrita para as habilidades em Língua Portuguesa e outra para Matemática. Dentro de cada uma das disciplinas, a escala é única e acumulativa, para todas as séries avaliadas.

Prefeito Roberto Cláudio homenageia escolas municipais por superarem metas do Ideb previstas para 2021

96,2% das escolas municipais nos anos iniciais atingiram as metas projetadas

Ideb
Em Língua Portuguesa, a média da capital cearense ficou acima do desempenho do Ceará e do Brasil. Já em Matemática, o resultado na Rede Municipal de Fortaleza ficou acima da média nacional (Foto: Marcos Moura)
O prefeito Roberto Cláudio homnageou as escolas municipais pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017 (Ideb), na manhã desta segunda-feira (17/09), no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). Conforme o índice de 2017, Fortaleza alcançou a melhor marca de sua história, tanto nos anos iniciais como nos anos finais, e já superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021.

“Essa é uma demonstração que todo o nosso compromisso vem gerando resultados que dão oportunidades à criançada mais pobre, da periferia da Cidade. Hoje, sabemos que uma criança está indo para a escola, que está sabendo ler e escrever, que no quinto ano está chegando com um nível de aprendizado em português e em matemática já acima do que havíamos estabelecido como meta e também no nono ano”, afirmou o gestor da Capital.

Em Fortaleza, o índice do 5º ano do Ensino Fundamental passou de 5,4, em 2015, para 6,0, em 2017, superando a meta projetada para ser alcançada em 2021 (de 5,5), se tornado o segundo melhor resultado entre as capitais do Nordeste e o sétimo lugar entre as capitais brasileiras.

No 9º ano, o índice da Capital subiu de 4,4 (2015), para 4,9 (2017). Ou seja, conforme o Inep, o resultado também já superou a meta projetada para 2021 (de 4,7). Outro destaque foi que 96,2% das escolas municipais de Fortaleza nos anos iniciais atingiram as metas projetadas pelo MEC para o Ideb. Nos anos finais, este percentual foi de 73,6%.

Dalila Saldanha, secretária municipal da Educação, lembrou que as conquistas alcançadas fazem parte dos esforços executados e planejados pela gestão nos últimos anos. “Os resultados que conquistamos agora são frutos de muito trabalho, de um projeto estruturado em 2013. O Ideb nos mostra agora que os pais, os professores e os gestores realmente estão empoderados da importância da busca por essas melhorias. Nosso objetivo é avançar ano a ano. Já superamos as metas para 2021 e, em 2019, na próxima medição, queremos conquistar médias superiores as metas projetadas”, declarou.

O Ideb é uma iniciativa do Inep para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

Proficiência
Fortaleza também conquistou crescimento histórico na proficiência avaliada na Prova Brasil pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Vale destacar que, em Língua Portuguesa, a média da capital cearense ficou acima do desempenho do Ceará e do Brasil. Já em Matemática, o resultado na Rede Municipal de Fortaleza ficou acima da média nacional.

Nos anos iniciais, houve crescimento na proficiência tanto em Língua Portuguesa (218,13) como em Matemática (222,41), o que representou um aumento, respectivamente, de 10,23 pontos e de 10,42 pontos na comparação com 2015.

Com relação aos anos finais, Fortaleza atingiu proficiência de 265,68 em Língua Portuguesa, e de 254,48 em Matemática, resultados que, na comparação com 2015, representam crescimento de 7,39 pontos em Língua Portuguesa e 2,32 pontos em Matemática.

Os resultados da Prova Brasil são apresentados em uma escala de desempenho capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes demonstram terem desenvolvido. Há uma escala descrita para as habilidades em Língua Portuguesa e outra para Matemática. Dentro de cada uma das disciplinas, a escala é única e acumulativa, para todas as séries avaliadas.