O dia começou com muita emoção no Paço Municipal. O prefeito Roberto Cláudio recebeu, na manhã desta terça-feira (14/03), os 104 estudantes da Rede Municipal de Ensino aprovados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do Ceara (IFCE).
Programas como o Pró-Técnico e as escolas de tempo integral, que fazem parte da proposta de ampliação da jornada, contribuem significativamente para o alcance dos bons resultados. Mas várias escolas regulares investem em ações que melhoram a performance dos estudantes. "Outra iniciativa são os aulões à noite, as chamadas 'noitadas do IFCE'. Fora as ações dos professores. Além disso, preparamos os alunos com relação à documentação para que ele já fique pronto para a inscrição”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Dalila Saldanha.
O protagonismo dos alunos nas atividades da aprendizagem e as aulas de campo no Instituto reforçam a preparação dos estudantes. Fábio Augusto (14 anos), aprovado como técnico em telecomunicações, conta que o trabalho foi conjunto. "Eu me dediquei muito, mas o trabalho dos professores e de toda a direção da minha escola foram muito importantes para mim." Ele foi aluno da Escola de Tempo Integral José Carvalho, em Messejana.
Durante o encontro com os estudantes, o Prefeito anunciou que os dois primeiros colocados nos cursos de edificações e de informática do IFCE vão estagiar na Prefeitura Fortaleza. “Garantimos essas quatro vagas de estágio remunerado para os estudantes a partir do segundo ano do curso. Eu também me comprometo a procurar novas parcerias com as empresas privadas para atender as outras áreas”, disse o Prefeito.
O professor Virgílio Augusto Sales Araripe, reitor do IFCE, também participou do encontro. Ele, o prefeito Roberto Cláudio e a secretária de Educação Dalila Saldanha entregaram aos estudantes um certificado de reconhecimento pelo mérito alcançado. Em seu discurso, o reitor falou da importância de se investir na educação das crianças e dos jovens de Fortaleza. "Desde o início da gestão do Prefeito que ele prioriza a educação. As escolas municipais são referência. Tenho certeza que esses alunos que entraram no IFCE estão muito preparados para transformar o futuro dessa cidade", declarou o reitor.