O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, nesta quinta-feira (18/07), o 61º Ecoponto de Fortaleza, no bairro Cajazeiras (Regional VI). “Estamos aqui para entregar mais um Ecoponto que produzirá uma mudança no meio ambiente, na atitude e no comportamento. Este é o 61º e lembramos que, dentro do financiamento já assinado com o Banco Mundial, ainda vamos ter mais 58, um por bairro. O objetivo é não ter apenas mais limpeza, mas uma mudança de comportamento, atitude e gerar inclusão”, afirmou o Prefeito.
No local, Roberto Cláudio anunciou um pacote de obras para os moradores do entorno do novo equipamento. “O Jardim Glória receberá toda uma obra de drenagem, esgotamento, urbanização, pavimento e iluminação. Em mais ou menos 15 ou 20 dias, vamos voltar aqui para assinar a ordem de serviço. Será uma comunidade completamente transformada”, garantiu.
Ecoponto do bairro Cajazeiras
O mais novo Ecoponto entregue à Cidade, o 14º da Regional VI, é um local adequado para o recebimento de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.
Conta com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento. Os locais oferecem espaço adequado para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h.
Recicla Fortaleza
Para promover a adesão da população, o equipamento participa do projeto Recicla Fortaleza, que estimula a reciclagem, por meio da troca de materiais descartados por créditos, como explicou João Pupo, secretário da Conservação e Serviços Públicos. “Temos um programa bem ambicioso. Queremos estimular que a população venha para o Ecoponto e troque lixo por dinheiro”, disse.
O Secretário ainda lembrou que o projeto está sendo ampliado, para melhor atender a população e ainda gerar emprego e renda nos bairros. “Agora, iniciamos uma nova fase, que é a troca de créditos do Ecoponto por mercadorias em comércios locais. Em todos os novos equipamentos estamos cadastrando alguns comércios, sempre sendo pequenos, para gerar o desenvolvimento da economia local”, declarou.