Na manhã desta sábado (28/09), o prefeito Roberto Cláudio esteve no bairro Bom Jardim (Regional V) para inaugurar o mais novo binário da Cidade. O novo projeto envolve as ruas Pedro Martins e São Francisco e requalifica a Rua Urucutuba. Após a solenidade de entrega, o Gestor aproveitou para andar de bicicleta na nova ciclofaixa da região.
“Essa é uma das principais vias de entrada do Bom Jardim. Além de uma obra de mobilidade importante para facilitar o trânsito de carros e ônibus, estamos também adequando calçadas para realizar um desafio grande de Fortaleza que é torná-la mais acessível, com ciclovias e calçadas, e fazer com que o Bom Jardim possa, de fato, vivenciar uma nova fase de desenvolvimento”, afirmou o Prefeito.
Roberto Cláudio lembrou ainda de outra importante obra em andamento no mesmo bairro que já está em andamento. “Também estamos fazendo no Bom Jardim outra obra, a do Meu Bairro Empreendedor. Ela terá piso intertravado, calçadas novas, mobiliário urbano e iluminação. Tudo para priorizar essa área da Cidade que precisa de investimentos”, disse.
As intervenções do novo binário têm o objetivo de oferecer mais espaço para a caminhabilidade de pedestres e um percurso seguro para ciclistas da região, que tem uma forte concentração de escolas, comércios, serviços e residências.
O projeto envolve, ainda, a requalificação dos pontos de parada de ônibus, acréscimo de calçadas com sinalização especial, demarcação de estacionamentos, implantação de ciclofaixas e recapeamento asfáltico. Os trabalhos foram executados em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Secretaria Regional V.
Luís Alberto Saboia, secretário executivo da Conservação e Serviços Públicos, falou mais sobre a obra inaugurada. “Houve uma completa mudança na região. Além do binário em si, foi feito um investimento muito grande em calçadas com concreto pigmentado, dando um espaço maior para o pedestre. Toda a via da São Francisco e Pedro Martins recebeu essa calçada, os pontos de parada de ônibus foram completamente requalificados, com criação de platô e acessibilidade para cadeirante, além de 4,3 km de ciclofaixa ligando a Urucutuba até a Osório de Paiva”, completou.
Moradora da região, Francilvânia Cavalcante lembrou que no local aconteciam muitos acidentes e aproveitou para parabenizar a iniciativa. “Aqui estava muito perigoso. Tinha muitos acidentes. Uma vez o carro ia passando em cima de mim e da minha filha, pois vinha em alta velocidade na contramão. Agora está bem sinalizado, tem área para o pedestre, faixa só da bicicleta. Com certeza está mais seguro, está de parabéns”, declarou.
O novo binário promove melhorias aos pedestres, ciclistas e ao tráfego geral da população que circula também pelos bairros São Vicente, São Bento e Granja Lisboa. O projeto foi executado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Reordenamento do tráfego
A partir do projeto, toda a extensão da Rua Pedro Martins passa a ter sentido único oeste-leste (Rua Urucutuba – Av. Osório de Paiva). Fazendo o contrafluxo, a Rua São Francisco agora tem sentido único leste-oeste (Av. Osório de Paiva – Rua Urucutuba). Nessas duas vias, também houve o acréscimo de sinalização para estacionamento de veículos, requalificação dos pontos de parada de ônibus, ficando uma faixa para o tráfego geral de veículos.
Ações para pedestres
Visto o grande fluxo de pedestres e a existência de muitas escolas na região, as ruas Pedro Martins e São Francisco, que já haviam sido contempladas com recapeamento asfáltico, receberam também o acréscimo de calçadas para pedestres. Tendo como prioridade a segurança do deslocamento não motorizado, as novas calçadas foram implantadas em concreto pigmentado na cor verde, oferecendo mais espaço para a caminhabilidade, e estão protegidas pelo estacionamento de veículos, cuja divisão de espaço está demarcada pela implantação de tachões.
Infraestrutura cicloviária
Com um forte deslocamento diário feito por bicicletas no entorno das vias que compreendem o binário, a região foi contemplada com cerca de 4,3 km de novo percurso exclusivo aos ciclistas. Dessa forma, a Rua Urucutuba, que permanecerá com o mesmo fluxo de trânsito, recebeu cerca de 2,5 km de ciclofaixa unidirecional em cada sentido junto ao canteiro central. Já as ruas Pedro Martins e São Francisco também foram contempladas com ciclofaixas unidirecionais, em um total de 1,8 km, sendo conectadas pela implantação de um trecho de 70m (um quarteirão) de ciclofaixa na Rua Sabino Feijão. Na Rua Pedro Martins, no trecho entre a Avenida Osório de Paiva e a Rua Sabino Feijão, a ciclofaixa tem sentido bidirecional para que os ciclistas possam fazer a travessia em segurança na Avenida Osório de Paiva.
Binários em Fortaleza
De junho de 2014 até hoje, a Prefeitura de Fortaleza já implantou 21 binários na Cidade e reordenou o trânsito em diversas áreas. Mais de 40 bairros já foram contemplados com o projeto de binários, com destaque para Itaperi, Maraponga, Vila Manuel Sátiro, Parque Santa Rosa, Messejana, Jóquei Clube, Bela Vista, Parangaba, Granja Portugal, Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota.
Neste momento, a gestão municipal segue com as obras de implantação da segunda etapa do Binário Santos Dumont / Dom Luís e também com a implantação do primeiro trinário da Cidade, que envolve a Avenida Duque de Caxias e as ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz, no Centro.
Ao longo do processo da implantação dos binários, foram incorporados outros serviços, como a requalificação da iluminação pública e dos pavimentos, correção de drenagem, implantação de prolongamentos de calçadas, faixas em diagonal, além de travessias elevadas para pedestres, entre outros benefícios. Hoje, o projeto de binário tem uma conotação mais ampla, sendo ainda uma otimização da circulação viária, mas também incluindo uma ampla intervenção que beneficia e dá mais segurança para pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas.