O centro cultural Belchior foi inaugurado pelo prefeito Roberto Cláudio nesta quinta-feira (18/05). O equipamento, localizado na Praia de Iracema, é uma homenagem ao músico cearense, que além de uma importante referência para a música brasileira, foi também um amante das artes plásticas.
De acordo com Roberto Cláudio, o Centro Cultural Belchior vai promover diversas formas de cultura na cidade. “Este espaço é um novo equipamento do Município para uma programação cultural rotineira, que valoriza as artes plásticas, fotografia, literatura e performances artísticas. Queremos ocupar novamente a Praia de Iracema, com programações culturais, esportivas e, com isso, mudar o plano de ocupação deste local, que se mistura com a história da cidade”, comentou o Prefeito.
O Centro Cultural Belchior, construído em um dos principais cartões postais da Cidade, possui aproximadamente 850m², divididos entre um auditório, salas e galerias para exposição, biblioteca, café, sala de reunião, administração, banheiros - sendo feminino, masculino e para pessoas com mobilidade reduzida -, e plataforma elevatória para cadeirantes, além de área de uso comum, no pavimento superior, de onde é possível contemplar o mar.
A Secretaria Regional II coordenou as obras do equipamento que, após a entrega oficial, será administrado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). “O novo centro cultural é mais uma etapa para a requalificação da Praia de Iracema. Recentemente entregamos o Estoril e o Passeio das Artes e queremos resgatar a vocação boêmia do bairro, atrair visitantes e ampliar a sensação de segurança na área”, comentou Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.
O secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, destacou que o Centro receberá diversas atividades voltadas para levar mais cultura aos fortalezenses. “Cada espaço do Centro homenageia o Belchior, com suas músicas, como o auditório A Palo Seco, a Galeria Fotografia 3x4 e a Sala Mucuripe. Além disso, a Secultfor vai lançar uma programação para este equipamento. Vamos trazer arte, fotografia e música”, ressalta.
A psicóloga Isabel Castro esteve na inauguração do Centro e aprovou o novo equipamento. “Fico muito feliz em ver uma estrutura como esta voltada para a cultura de nossa cidade. Toda a população ganha com este novo espaço”, disse.