Na tarde desta terça-feira (08/12), dois importantes ambientes foram incorporados ao Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, conhecido como Hospital da Mulher. Além de um Centro Ecumênico destinado a pacientes, familiares e funcionários, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou o Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa, voltado à educação permanente dos profissionais da Rede Municipal.
Fortalecendo o pilar da humanização hospitalar, o Centro Ecumênico Ricardo César Xavier Nogueira Santiago oferece ambiente adequado à congregação de pessoas de diferentes religiões, crenças e doutrinas.
“Aqui no Jóquei Clube, nós temos um verdadeiro complexo de saúde composto pelo Hospital da Mulher, pelo Hospital da Criança e pela Policlínica Lusmar Veras Rodrigues. Nós trabalhamos com pessoas adoecidas. Então, o Centro Ecumênico vem humanizar esse atendimento ao garantir um ambiente de paz que deverá impactar a recuperação dos pacientes”, contextualizou a titular da SMS, Joana Maciel.
De acordo com o coordenador da Rede Pré-Hospitalar e Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Romel Araújo, estudos confirmam a eficácia da espiritualidade e das orações em circunstâncias desafiadoras. “O novo local é aberto a todas as religiões para que as pessoas possam fazer suas reflexões, meditações e ter seus momentos de fé, de esperança e de gratidão”, afirmou.
Ensino, pesquisa e extensão
Já o Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisas tem o intuito de promover, coordenar, supervisionar e divulgar as atividades científicas dos profissionais de saúde para atuar na assistência da população de maneira humanizada e capacitada, com segurança, competência e sustentabilidade.
Conforme Roberto Cláudio, a iniciativa auxiliará, por meio da Educação Continuada, a formação de novos residentes, internos, técnicos e graduandos nas mais diversas áreas da saúde.
“Um complexo que atua com excelência nos protocolos e nos atendimentos também é um importante local de formação profissional. Em parceria com universidades e centros públicos e privados de ensino, este equipamento irá qualificar o trabalho desenvolvido no Hospital da Criança, no Hospital da Mulher e também na Policlínica, que realiza cerca de 10 mil atendimentos por mês”, mensurou.
“Com a qualificação do corpo profissional, haverá um impacto bastante positivo na qualidade do atendimento à população”, completou Joana Maciel.
Ambas as estruturas abrangem área superior a 800 m² e receberam investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão.
Saiba mais
O Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher) é a maior unidade de Atenção Secundária e Terciária para atendimento à população feminina da Cidade, realizando partos, consultas, cirurgias, exames e acompanhamento neonatal. Atualmente, a unidade possui 174 leitos, sendo 10 de UTI adulta, 10 de UTI neonatal de alto risco e 15 de médio risco, além de salas de cirurgia, leitos de recuperação e Centro de Parto Normal.
Homenageado
Ricardo César Xavier Nogueira Santiago nasceu em Russas-CE, em 30 de julho de 1961. Formou-se em Administração pela Universidade do Ceará (Unice) e concluiu o MBA em Formação para Altos Executivos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No setor bancário, trabalhou por 33 anos, 15 deles como primeiro gestor de agências no Estado do Ceará.
Em 2014, iniciou carreira na administração pública como assessor na Secretaria do Governo, em seguida como secretário executivo da Saúde. Também foi secretário executivo da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM). Ricardo Santiago faleceu aos 59 anos no último mês de novembro.
“O Centro Ecumênico é uma homenagem à história de dedicação ao serviço público do nosso querido amigo Ricardo Santiago, que, infelizmente, faleceu recentemente em decorrência da covid-19. Sua história de seriedade e de compromisso com a população de Fortaleza sempre será lembrada”, destacou o Prefeito.