O prefeito Roberto Cláudio inaugurou a nova estrutura do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dendê, nesta terça-feira (02/01). O equipamento faz parte da rede socioassistencial da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
“O CRAS é um equipamento social muito importante para a Cidade, principalmente para a população mais vulnerável, que são pessoas que precisam de algum tipo de referência para serviços sociais da Prefeitura. O centro acolhe pessoas da terceira idade, que têm algum tipo de deficiência, mulheres que sofreram abuso físico ou psicológico, crianças e jovens em situação de risco. O CRAS é um local de referência e encaminhamento para múltiplos serviços da população”, explicou Roberto Cláudio.
Os CRAS, localizados em áreas de vulnerabilidade social, atuam com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação para o fortalecimento dos convívios sociofamiliar e comunitário. Suas equipes, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), executam serviços da proteção social básica no âmbito municipal.
O novo espaço conta com salas de coordenação, atendimento individual, cadastro único, salas de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, cozinha, banheiros e despensa. Com a nova estrutura, o CRAS proporcionará mais conforto e comodidade aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais. Segundo o titular da SDHDS, Elpídio Nogueira, o equipamento atende a 6.492 famílias nos bairros Sapiranga e Edson Queiroz (Regional VI).
O município de Fortaleza conta com 27 CRAS, distribuídos por seis Secretarias Regionais, onde são realizados encaminhamentos à rede socioassistencial, atendimentos individuais, atendimento do Cadastro Único, visitas domiciliares e institucionais, oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo, apoio e acompanhamento familiar, entre outros serviços.
A diarista Rogéria de Souza é moradora do Dendê e será uma das beneficiadas com o equipamento. “O CRAS agora fica mais próximo da gente, que não precisa mais ficar se deslocando para outra região em busca dos serviços ofertados aqui”, afirmou.