O prefeito Roberto Cláudio inaugura, nesta terça-feira (20/03), às 14h, mais uma estação do sistema de Bicicleta Integrada ao transporte público de Fortaleza. Localizada no Terminal Lagoa e com patrocínio do Shopping Riomar, a nova estação integra um conjunto de seis equipamentos com este perfil e a gestão municipal amplia ainda mais a integração modal na cidade entre transporte público e bicicletas, com grandes estações de bikes compartilhadas próximas a estações de transporte e com cadastro por meio do Bilhete Único.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o projeto é pioneiro no Brasil com foco na integração entre bicicleta compartilhada com o transporte público, com sistema de empréstimo de bicicletas integradas ofertando uma nova alternativa de transporte em Fortaleza, de acordo com o planejamento cicloviário da atual gestão municipal.
Com esta nova estação do Bicicleta Integrada no Terminal Lagoa, os ciclistas interessados em utilizar as bikes terão à disposição também uma série de benefícios. Um deles é a possibilidade de retirar a bicicleta a partir das 17h da sexta-feira e vésperas de feriados, podendo devolvê-las somente às 9h do dia útil subsequente, assim como ocorre em todas as cinco estações disponíveis em Fortaleza.
Além disso, ao longo dos outros dias da semana, o tempo de posse que o usuário tem direito à bicicleta é de 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta do sistema ou permaneça no seu local de trabalho com ela e devolva após o expediente.
Iniciado em junho de 2016, o Bicicleta Integrada conta, agora, com seis estações, oferecendo um total de 300 bicicletas distribuídas pelos Terminais de Ônibus Lagoa, Conjunto Ceará, Messejana, Siqueira, Papicu e Parangaba.
Ao longo deste período de atividades, o sistema foi responsável por 54.398 viagens e recebeu 4.903 cadastros (até 14:00 do dia 14/03/18), sendo que os terminais que mais se destacaram em volume de viagens foram Conjunto Ceará e Parangaba.
Ainda neste semestre, outras duas estações estão previstas para instalação e serão distribuídas no Centro e Terminal Antônio Bezerra, com patrocínio do Shopping Riomar. Dessa forma, o poder público incentiva o uso da bicicleta, com mais pessoas nas ruas e facilitando o acesso aos terminais e reduzindo a lotação dos coletivos, gerando maior mobilidade a todos os moradores de Fortaleza.
Recentemente, também foram substituídas 100 bikes do Bicicleta Integrada em todas as estações de Fortaleza, tendo sido 60 em novembro e 40 em dezembro passados. As novas bicicletas foram incluídas no sistema para substituição visto a grande demanda de utilização das bikes.
Todo o sistema é operado pela empresa Serttel, responsável por dar manutenção técnica nos equipamentos, e tem custeio misto, sendo patrocinado pelo Extra (estações dos terminais Conjunto Ceará, Messejana e Siqueira), Unifor e Indaiá (estação do Terminal do Papicu), Grupo Marquise (estação do Terminal da Parangaba) e, agora, Shopping Riomar (estação do Terminal Lagoa). Assim como acontece com o Bicicletar e os Veículos Alternativos para Mobilidade (VAMO Fortaleza), a gestão pública municipal não tem nenhum ônus financeiro com o sistema Bicicleta Integrada.
Cadastro e regras de utilização
Com regras distintas do sistema Bicicletar, a utilização das bicicletas é gratuita, bastando que o usuário realize cadastro presencialmente no Posto de Cadastramento dos Terminais da Parangaba e Papicu, onde são feitas as adesões ao Bilhete Único Fortaleza, de forma que também não há taxa de adesão para a utilização do sistema. Para isso, é obrigatório ter 18 anos para se cadastrar e apresentar as originais e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e Bilhete Único cadastrado no CPF do usuário, além de número de telefone celular válido e pessoal.
O sistema funciona todos os dias da semana, sempre das 05 horas às 23h59 para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas. O tempo de posse que o usuário tem direito à bicicleta é de até 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta do sistema ou permaneça no seu local de trabalho com ela e devolva após o expediente. Outro importante fator é que as bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras e vésperas de feriado poderão ser devolvidas até às 9h do dia útil subsequente, sem que haja penalidade para o usuário. O usuário pode retirar a bicicleta via Bilhete Único, Autoatendimento, ligando para 4003-0386 ou pelo aplicativo Bicicleta Integrada, disponível gratuitamente para iOS e Android. Site do projeto: www.bicicletaintegrada.com.
O usuário poderá valer-se desse benefício de forma ilimitada, desde que respeitado um intervalo mínimo de 3 horas entre cada uso. Se o usuário desejar retirar novamente a bicicleta ao término do período, sem penalidade, deverá devolvê-la normalmente e aguardar 3 horas para a próxima retirada. A cada hora de atraso na devolução da Bicicleta, o usuário terá o cadastro bloqueado por um dia. Seguindo a regra, um atraso de duas horas bloqueia o usuário por dois dias e, assim, sucessivamente. A medida é para proporcionar a rotatividade das bicicletas e que mais pessoas tenham acesso ao sistema. Importante saber que a Bicicleta Integrada não é compatível com o Bicicletar e, por isso, a devolução das bikes em estações que não pertencem ao Bicicleta Integrada acarretará em penalidade ao usuário.