O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, inaugurou, na tarde desta terça-feira (14/08), o Largo Dom Antônio de Almeida Lustosa. Localizado na Rua São José, entre as ruas Sobral e Rufino de Alencar, o espaço integra o conjunto de intervenções que visam à requalificação do Centro da Capital. O trecho possui área de aproximadamente 2 mil m² e, além de otimizar os deslocamentos entre a Catedral Metropolitana e o Paço Municipal de Fortaleza, configura mais uma opção de lazer e de convivência para moradores e visitantes da região.
Desenvolvida pela Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), a iniciativa inclui, no local, a instalação de piso industrial, nova iluminação, sinalização podotátil, projeto paisagístico e mobiliários urbanos. A implantação de paraciclos, balizadores, lixeiras seletivas, floreiras e gradis reforça o estímulo à ocupação saudável do espaço, que também recebeu, além de arbustos ornamentais, o plantio de mudas de árvores das espécies sibipiruna, ipê amarelo e ipê roxo.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a obra, além de estimular a socialização, abrange o cenário histórico, arquitetônico e cultural da Cidade. “Esta é uma obra que, embora pequena, traz um conjunto de simbolismos importantes. Além de dar boas condições para a população usufruir o espaço público, nós estamos promovendo a integração simbólica entre o Paço Municipal, que já foi a residência dos arcebispos, e a Catedral, ambos de valor histórico e turístico”, disse.
A intervenção, cujo cronograma de execuções foi cumprido em quatro meses, recebeu investimento equivalente a R$ 500 mil e contemplou, ainda, a construção de duas guaritas da Guarda Municipal e a criação de 12 vagas de estacionamento destinadas à sede da Prefeitura de Fortaleza.
Na ocasião, a população aprovou a transformação do ambiente. “Eu passo por aqui todos os dias e acompanhei o passo a passo dessa obra, que ficou linda e vai facilitar demais a vida do pedestre que transita por aqui. Sem contar que dá até pra sentar e jogar uma conversa fora de vez em quando”, avaliou a estudante Maria Lúcia Alves.
Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a participação do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; de familiares do prefeito Roberto Cláudio, além de vereadores, secretários municipais e estaduais, o pároco da Catedral de Fortaleza, Clairton Alexandrino, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e discursou em homenagem ao aniversário do Prefeito, celebrado em 15 de agosto.
“O prefeito Roberto Cláudio, embora jovem, carrega uma enorme folha de serviços prestados à sociedade, graças a sua capacidade técnica, médica e administrativa. Além disso, teve a delicadeza de atribuir a mim a missão honrosa de escolher o nome deste Largo. Esta homenagem a Dom Lustosa é mais do que merecida, pois foi o último arcebispo a residir neste palácio e viveu da oração, da renúncia, do sacrifício. Homem prudente, que há de interceder junto a Deus para iluminar nossos governantes para que promovam o bem comum”, finalizou o Padre.