O estímulo à convivência saudável e às manifestações esportivas e culturais em Fortaleza recebeu novos reforços. O prefeito Roberto Cláudio entregou, na noite desta segunda-feira (04/11), a nova Praça do Cooperativismo. O equipamento, instalado no bairro Dionísio Torres, recebeu a implantação de diversas estruturas. A iniciativa reúne esforços da Prefeitura de Fortaleza e da Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH).
O ambiente, localizado no cruzamento entre as ruas Marcondes Pereira e Nunes Valente, possui área total de 70 m². Dentre as intervenções realizadas, destacam-se a implantação de nova iluminação, mobiliários urbanos, projeto paisagístico, piso intertravado, painel e tablado para apresentações artísticas, além de melhorias voltadas à acessibilidade.
“Além do benefício direto em si, que é a requalificação de um espaço público, a entrega de um equipamento como este traz uma demonstração simbólica, que é a gentileza que cada fortalezense tem que ter com a Cidade. Esta Cooperativa de Saúde adotou o espaço, preparou e está entregando de volta ao seu entorno para que a comunidade possa usufruir”, declarou o Prefeito, que, na ocasião, anunciou a instalação de uma estação do Bicicletar na nova praça.
No logradouro, onde foram plantadas árvores frutíferas e instalada uma horta suspensa, está prevista, também, a realização gratuita de atividades culturais, lúdicas e esportivas ao ar livre. “Trabalhamos com gente. Antes, este espaço era, literalmente, um terreno desabitado. Agora, temos um lugar adequado à convivência dos nossos cooperados e da população”, apontou o presidente da Coaph, Newton Lacerda, acrescentando a importância do trabalho dos socorristas presentes que atuaram no resgate às vítimas do Edifício Andrea, que desabou em outubro deste ano.
Durante a solenidade, da qual participaram secretários municipais, vereadores, membros do Corpo de Bombeiros do Ceará, lideranças políticas e comunitárias, os moradores do entorno comemoraram a novidade. “Esta praça está belíssima. Trará alegria, segurança e reunirá pessoas, trazendo significado especial a este espaço”, celebrou Gleidson Rodrigues Cavalcante.
De acordo com o titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa, a iniciativa incentiva, por meio da união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada, a ocupação qualificada dos espaços públicos, beneficiando pessoas de todas as idades. “É motivo de extrema felicidade ver a iniciativa privada participando das ações da Prefeitura. Há um simbolismo muito forte, que reflete a credibilidade e o respeito da gestão diante da sociedade. A COAPH continuará parceira da Prefeitura, adotará e administrará o espaço por, pelo menos, mais 12 meses”, informou.
Maior programa de requalificação de espaços públicos de Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza está realizando o maior programa de requalificação e inauguração de espaços públicos e de áreas verdes do Município. De 2013 a 2019, foram revitalizados cerca de 300 equipamentos similares na Capital.
Até 2020, estão previstas intervenções em outras 150 praças.