O prefeito Roberto Cláudio inaugurou na manhã desta sexta-feira (05/07), no bairro Luciano Cavalcante, a Praça Jornalista Durval Aires de Menezes. Essa é a terceira praça pública que o gestor entrega aos moradores da Regional II em apenas uma semana.
O novo espaço de lazer, que possui área total de 1.670 m², recebeu projeto paisagístico com a implantação de jardins, mobiliários urbanos com bancos e lixeiras seletivas, além da implantação de pavimentação com rampas de acessibilidade, piso intertravado, piso podotátil e meio-fio. A praça também ganhou iluminação, Academia ao Ar Livre, mesas com jogos de tabuleiro e o 31º Parque Infantil instalado na Regional II, como parte do projeto Praça Amiga da Criança, do Gabinete da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.
“Esse é mais um espaço público reestruturado e transformado para a comunidade. Pela quantidade de gente que veio para a inauguração, já sinto que será um espaço bem ocupado, para o esporte e lazer, e peço para que todos cuidem e façam bom uso dele”, ressaltou o prefeito Roberto Cláudio.
Desde 2013, a gestão requalificou 296 praças na Capital. Somente na Regional II, a Prefeitura de Fortaleza reformou e/ou construiu 63 praças. No bairro Luciano Cavalcante, a Prefeitura já reformou outros quatro equipamentos: Praça Fotógrafo Josué de Castro, Praça Lourdinha Campos, Praça dos Maias e o Largo Murilo de Albuquerque.
Dona Elisabete da Silva Xavier, aposentada, foi conhecer a praça e gostou do que viu. “Fazia tempo que queríamos essa pracinha e agora temos brinquedos para as crianças e academia pra gente fazer exercícios. Graças a Deus, o Prefeito olhou e fez uma pracinha no lugar de uma rampa de lixo. Agora, a gente tem que cuidar”, disse a moradora.
Sobre o homenageado
O jornalista Durval Aires de Menezes nasceu em Juazeiro do Norte, no dia 13 de fevereiro de 1922. Ele trabalhou em vários jornais de Fortaleza, passando pelas redações de O Democrata, O Estado, Gazeta de Notícias, Tribuna do Ceará, Folha do Povo, Diário do Povo, O Povo e Diário do Nordeste. Em sua trajetória, Durval atuou como redator de opinião e política, além de secretário e editorialista.
A família do jornalista acompanhou, emocionada, a inauguração da praça. A esposa e os filhos falaram sobre o trabalho e a história de vida de Durval e agradeceram a homenagem da Prefeitura de Fortaleza. O filho, o desembargador Durval Aires Filho, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), anunciou que vai adotar e cuidar da praça.
“As pessoas que faziam reforma por aqui ou nos arredores sempre colocavam entulhos no terreno e isso foi trazendo um enorme prejuízo para os moradores. Mas com vontade política, na simplicidade e com a eficiência do prefeito Roberto Cláudio, estou vendo esse lugar transformado e prometo, polir e cuidar da praça que traz o nome do meu pai”, disse o desembargador.
Durval Aires de Menezes também foi escritor. Ele publicou obras como “Os Amigos do Governador” (1967), “Barra da Solidão” (1968) e “Estrela da Manhã” (1983). O jornalista e escritor faleceu em 1992, aos 70 anos de idade.