O prefeito Roberto Cláudio deu início ao ano letivo de 2017, compartilhando o saldo positivo de 28 mil novos alunos matriculados na rede municipal de ensino. O local escolhido para o anúncio, a Escola Francisco Nunes Cavalcante, no bairro José Walter, recebeu, ainda, uma nova quadra poliesportiva para melhor desenvolver as atividades educacionais, culturais e esportivas do centro de ensino. Na ocasião, o Prefeito anunciou ainda que, ao longo de 2017, serão inauguradas outras quadras poliesportivas, 15 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) e cinco novas escolas em tempo integral.
Sobre a ampliação no número de matriculados, Roberto Cláudio celebrou, lembrando que os estudantes receberão todo o apoio para terem acesso a um ensino de qualidade. “É o maior crescimento em matrículas que a gente já teve desde o início da gestão. São 28 mil novos alunos na rede que serão bem recebidos e acolhidos. Bom dizer que, nesse começo de ano, estão sendo investidos R$ 17 milhões para prover essas crianças de materiais adequados para o início das aulas. Todos os alunos novatos receberão mochila, fardamento e agenda”, disse.
O número de novos alunos matriculados é o maior registrado desde o ano de 2013, quando a rede municipal de ensino recebeu 13.188 novos estudantes, ganho que vem por meio de trabalho desenvolvido ao longo da gestão e que continua a ser aplicado, em prol da melhoria no ensino municipal, conforme observou Dalila Saldanha, secretária da Educação de Fortaleza. “Temos o compromisso de continuar desenvolvendo uma política educacional, fortalecer a gestão, a área pedagógica, investir na formação dos professores e na valorização dos profissionais. Também vamos ampliar os investimentos na infraestrutura das escolas, tomando-as mais acessíveis, com melhores condições de trabalho e aprimorar os processos avaliativos em busca das melhorias no processo de aprendizado das crianças”, afirmou a gestora.
Roseli Rocha, mãe de aluno com deficiência, apostou no retorno da criança à rede pública como melhor opção de ensino inclusivo. “Antes, ele estudava em um colégio particular. Fiquei sabendo das ações de inclusão das escolas municipais, então resolvi procurar o colégio mais próximo. Tive boas informações sobre o Francisco Nunes e conheci a estrutura e os profissionais do colégio. Eles conheceram o meu filho e o abraçaram de uma forma maravilhosa e, a partir daí, disse que seria aqui mesmo que ele deveria ficar. Creio que ele aprenderá mais aqui que na escolar particular que ele estava”, contou com entusiasmo.
A política pública aplicada na educação do município vem trazendo grandes resultados e retorno de alunos à rede municipal. Em 2014, o número de novas matrículas foi de 15.559. Já no início de 2015, o aumento foi de 17.570 estudantes e, em 2016, a quantidade cresceu para 19.590. A retomada de matrículas, em 2014, aconteceu depois de nove anos de quedas consecutivas. Desde então, o número não para de crescer. Em 2017, a previsão de atendimento é para 208.347 alunos, do Infantil I ao 9° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Educação em números
Em 2017, foram ampliadas em 28.701 o número de matriculas. Para o início das aulas, foi aplicado R$ 16,7 milhões em manutenção das escolas, kits individuais de alunos, fardamento, mochila, agenda e diário de classe.
A evolução da proficiência média do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece/Alfa) da rede municipal saiu de 131,4 em 2012 para 160,2 em 2015. De 20 escolas em que alunos sabiam ler e escrever na idade certa, o número pulou para 146, aumento de 630% no mesmo período.
Já a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do 5º ano saiu de 3,2, em 2005, para 5,4 em 2015. No 9º ano, o índice era de 2,5 em 2005 e em 2015 alcançou 4,4.
Nesta gestão, já foram entregues 20 novas escolas em tempo integral, 14 novas quadras poliesportivas e 86 novos centros de Educação Infantil. No total, 1,24 bilhão aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação municipal entre 2012 e 2016.
1.679 novos professores foram efetivados na rede, assim como 400 novos assistentes de educação infantil, mantendo o pagamento dos professores acima do piso nacional e com 1/3 da carga horária destinada ao planejamento.
Em 2017, foram criadas 6 mil vagas em creches, 1.600 em pré-escolas, abertas 20 Escolas de Tempo Integral (ETIs), possibilitando ampliação em 2.400 novas vagas.