A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), instalou nesta terça-feira (19/09), as câmaras setoriais que vão traçar planos específicos, divididos por tema, para a Cidade dentro do Fortaleza 2040. Elas também serão responsáveis pelas demais ações que impactam diretamente nas metas identificadas no Plano.
O Encontro de Formação de Câmaras Setoriais segue até esta quarta-feira (20/09), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, e reúne, além de servidores municipais, todos que estão envolvidos com as politicas públicas de Fortaleza e do Ceará. “Esse projeto é algo permanentemente em construção até mesmo pela sua filosofia. Não é o poder público quem constrói e, sim, a sociedade e seus mais variados segmentos. Queremos que eles se apaixonem por esse projeto que vai transformar a Cidade e dar mais possibilidades para as pessoas”, comentou o superintendente do Iplanfor, Eudoro Santana.
Foram criadas 14 câmaras setoriais: habitação de interesse social e regulamentação fundiária; segurança cidadã; inclusão produtiva; saúde; assistência social e segurança alimentar; esporte e lazer; direitos humanos; educação; cultura e do patrimônio; desenvolvimento urbano, meio ambiente e mobilidade; desenvolvimento econômico; tecnologia da informação e comunicação; turismo; e governança municipal.
As câmaras setoriais fazem parte de um convênio de cooperação técnica, com aporte de R$ 4,5 milhões, assinado entre Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. “Essa etapa iniciada agora é cofinancianda pelo Governo do Estado. É a garantia de um trabalho bem feito e detalhado para saber o que podemos fazer concretamente pela Cidade até 2040 em cada uma das áreas”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.
O projeto que prevê a implantação de um observatório na Cidade também está contemplado no acordo. Trata-se de um equipamento para monitorar o desenvolvimento da cidade, que ficará localizado na Praça do Ferreira.
Entregue à sociedade em dezembro de 2016, o Plano Fortaleza 2040 tem como principal objetivo a transformação de Fortaleza em uma cidade mais acessível, justa e acolhedora, com o incremento da oferta de oportunidades apoiadas pela boa ordenação da rede de conexões de seus espaços públicos e privados e a obtenção de controle eficiente do seu crescimento econômico.