O prefeito Roberto Cláudio lançou, na tarde desta segunda-feira (20/08), no Paço Municipal, o edital da edição de 2018 do projeto Juventude Sem Fronteiras. A iniciativa visa à seleção de 100 alunos do programa Academia Enem (AE) para participar de intercâmbio internacional na Inglaterra ou Espanha. Os interessados devem realizar, no período de 21 a 23 de agosto, a inscrição por meio do cadastro no Portal da Juventude e, ao finalizar, acessar o botão “Juventude Sem Fronteiras”.
Clique aqui para acessar o Portal da Juventude
Para participar da seleção, o candidato precisa ter entre 18 e 29 anos, ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública, ter sido matriculado no Programa Academia Enem – Edição 2017, ter obtido a frequência mínima obrigatória de 65% nas aulas e comprovar a nota geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A convocação acontecerá no dia 24 de agosto e a entrega dos documentos deverá ser realizada, conforme edital, no dia 27 de agosto. Já a divulgação do resultado final está prevista para 31 de agosto.
Confira aqui a íntegra do Edital
Serão selecionados 50 jovens para intercâmbio em país de língua inglesa e 50 para o país de língua espanhola. Os jovens estudarão oito semanas no respectivo país escolhido no ato da inscrição, com despesas pagas (passagens áreas, emissão de visto e de passaporte, alimentação, hospedagem e seguro médico e de viagem), ajuda de custo e atividades culturais programadas.
Os estudantes serão alocados nas cidades de Liverpool e Manchester (Inglaterra) ou Valencia e Salamanca (Espanha), e frequentarão instituições de ensino de línguas estrangeiras onde serão submetidos a cursos da língua local em grupos de 25 alunos por cidade.
“O Juventude Sem Fronteiras é uma política de incentivo ao Academia Enem, uma iniciativa exitosa que vem oferecendo oportunidades qualificadas aos jovens da Rede Pública de Ensino para o ingresso em universidades públicas. Além disso, é mais um caminho para estimular ainda mais a boa performance desses estudantes e dar a eles oportunidades diferenciadas. Nesta edição, serão 100 vidas diretamente impactadas. Nosso objetivo é demonstrar que, quando se luta, quando se dedica, é possível vencer”, declarou o Prefeito, acrescentando que, em cinco anos, o AE beneficiou quase 60 mil pessoas, com aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio com os melhores professores de Fortaleza, além de material didático, vale-transporte, lanche, camisa, laboratório de redação e aulas disponíveis na internet.
De acordo com o coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude, Júlio Brizzi, esta edição do Juventude Sem Fronteiras oferece o dobro de vagas em relação à edição passada, quando foram disponibilizadas 50 vagas para a edição de 2015 e mais 50 para o ano de 2016. “O Edital prestigia o mérito dos nossos jovens que foram aos fins de semana para o Academia Enem, se dedicaram e obtiveram um bom resultado nas provas e na redação. Após a seleção, a primeira turma que já viaja no fim de setembro deste ano, retornando ao final de novembro tendo vivenciado outras realidades, com a autoestima elevada e novos conhecimentos para construírem uma Fortaleza cada vez melhor”, pontuou.
A solenidade que marcou o lançamento do Edital contou com a presença de estudantes selecionados pela edição anterior do Projeto. Cléber Silva, de 19 anos, destacou a relevância da experiência vivida em Toronto, no Canadá. “A imersão cultural foi bastante interessante. Isso marcou a vida de todos os que estavam lá, principalmente pelo desafio de aprender uma língua estrangeira. A oportunidade oferecida pela Prefeitura de Fortaleza foi um divisor de águas. A gente conseguiu crescer como pessoa, como estudante e como profissional”, destacou, reforçando a importância dos aprendizados adquiridos no Academia Enem para a aprovação no curso de Física da Universidade Federal do Ceará.
Já Maria Alice dos Santos, de 20 anos, garantiu que a experiência em Salamanca, na Espanha, elucidou questões voltadas à escolha profissional. “Minha vivência foi inédita. Cresci como pessoa, conheci gente nova, fiz amigos, construí laços com uma família local e preservo tudo isso até hoje. Isso abriu o meu horizonte. Hoje, estudo administração, mas pretendo aprofundar meus estudos em outras línguas e, quem sabe, um dia trabalhar com turismo”, relatou.