O prefeito Roberto Cláudio lançou, nesta segunda-feira (25/02), no auditório do Paço Municipal, a plataforma online Profuturo Fortaleza, que centraliza e oferta ferramentas de acesso aos cursos de qualificação profissional ofertados por diferentes pastas municipais. A iniciativa, desenvolvida Desenvolvida pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), já disponibiliza um total de 651 vagas em 27 cursos pertencentes a 12 áreas de formação.
Clique aqui para acessar a plataforma
A projeção da Prefeitura é de ocupar 15.482 vagas até o fim de 2019 nos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) e Coordenadoria de Juventude. Com a consolidação da plataforma, a Prefeitura de Fortaleza pretende ampliar a integração, reunindo informações do Governo do Estado, do terceiro setor e da iniciativa privada, incluindo cursos de ensino a distância e, futuramente, orientação vocacional.
Para Roberto Cláudio, além de melhorar o diálogo entre as secretarias que formam pessoas, a iniciativa chega para otimizar, racionalizar e efetivar os investimentos nas ações voltadas para o desenvolvimento de pessoas, evitando duplicação de cursos e focando nas áreas onde há maior demanda no mercado de trabalho. Outro objetivo é expandir a capacidade de qualificação profissional dos trabalhadores de Fortaleza, priorizando as camadas mais vulneráveis.
"Há um papel dos municípios em tornar o ambiente de negócios cada vez mais competitivo. Por isso, realizamos a ideia de utilizar diversas oportunidades de financiamento e programas que já existem e integrar numa rede única municipal", detalhou. O Prefeito também ressaltou que apesar das dificuldades na economia nacional nos últimos três anos, Fortaleza foi a capital nordestina que mais gerou empregos em 2018, com saldo positivo de 5 mil vagas.
Outro benefício da plataforma Profuturo Fortaleza, conforme o presidente da Citinova, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, é a maior ingerência sobre a qualidade das formações, além da possibilidade de orientar profissionalmente o jovem de Fortaleza que deseje se qualificar. “Essa ideia do serviço online já é uma realidade da política da Prefeitura de Fortaleza, e nós estamos expandindo para diversas áreas, como saúde, educação e mobilidade urbana. O Profuturo se integra nessa estratégia de tornar a nossa cidade cada vez mais desburocratizada e inteligente”, reforçou.
Já o titular da SDE, Mosiah Torgan, frisa a questão do mercado de trabalho exigir cada vez mais qualificação em áreas específicas, de modo que o sistema também será assertivo ao abrir formações para áreas onde a ocupação não esteja saturada. "É um sistema simples, fácil de entender e que será o ponto chave para que o cidadão busque melhorias para a vida dele", completou.
Como funciona
Para fazer parte da rede Profuturo é só acessar https://profuturo.fortaleza.ce.gov.br/. No primeiro acesso, é preciso realizar um cadastro inicial, informando nome, telefone celular e uma senha de acesso. A partir deste passo, é possível navegar para buscar as opções de cursos profissionalizantes disponíveis.
Os cursos fazem parte das áreas de Beleza e Saúde, Construção Civil, Controle e Processos industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gastronomia, Gestão e Negócios, Informação, Comunicação e Design, Produção Cultural, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer. Somente os ícones coloridos e clicáveis já estão com vagas abertas.
"A plataforma é dinâmica e será atualizada constantemente. Após a pré-inscrição, outras informações pessoais serão pedidas de acordo com a demanda do curso, para que possa ser efetuada a matrícula seja possível a interação entre a plataforma Profuturo e o interessado", explicou Cláudio Ricardo.
Cidade Competitiva
O Programa Fortaleza Competitiva é uma iniciativa que engloba um pacote de medidas de estímulo à criação de um cenário qualificado para novos negócios, na Capital, viabilizando mecanismos para o surgimento e crescimento de empresas em áreas estratégicas do Município, gerando emprego, renda e desenvolvimento.