30 de April de 2016 em Gestão

Prefeito Roberto Cláudio lança programa Recicla Fortaleza e inaugura Ecoponto no bairro Edson Queiroz

Iniciativa vai dar crédito na conta de energia pela troca de materiais recicláveis a partir desta segunda-feira


De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o programa Recicla Fortaleza ainda será expandido (Foto: Kaio Machado)

A Prefeitura de Fortaleza lançou, neste sábado (30/04), a primeira etapa do programa Recicla Fortaleza, que já começa a gerar crédito na conta de energia do fortalezense na troca de resíduos recicláveis. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a medida começa a valer em caráter piloto nos nove Ecopontos da cidade a partir desta segunda-feira (02/05) nos bairros Barra do Ceará, Fátima, São João do Tauape, Vila Peri, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, Varjota, José Walter e Edson Queiroz.

O lançamento do programa aconteceu no Ecoponto Advogado Marco Antônio Forte, no bairro Edson Queiroz (Regional VI), inaugurado na manhã deste sábado (30/04). Os Ecopontos são locais onde o fortalezense pode realizar gratuitamente o descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos.

O Prefeito ressaltou que o programa Recicla Fortaleza será expandido. No dia 30 de maio, a troca começa a valer também para o Bilhete Único, e em 30 de junho começa a debitar da conta de água, em parceria com a Cagece. “É mais um Ecoponto que tem como objetivo retirar o lixo volumoso da rua e iniciar uma nova consciência em relação à reciclagem na cidade. A partir de hoje, nós iniciamos aqui uma política chamada Recicla Fortaleza. Com isso, o cidadão tem mais estímulo de, em vez de jogar o lixo na rua, trazê-lo para cá. Ganha a cidade porque fica mais limpa, ganha a sustentabilidade pois esse material será reciclado e passará a ter outra utilidade, e ganha a economia verde. É um ganho coletivo muito grande para Fortaleza, que depende da parceria com o cidadão e da divulgação dessa iniciativa”. A meta da Prefeitura é entregar 25 Ecopontos até dezembro deste ano.

Ele explica que a ideia é gerar uma nova cultura de descarte de lixo na cidade. “Vamos coletivamente tornar os nossos bairros mais limpos, mais saudáveis, porque lixo na rua é doença, e vamos contribuir com o meio ambiente da cidade. Começamos hoje um programa original, inovador, que só vai ter sucesso se a comunidade abraçar”, afirmou.

Para ter acesso ao crédito na conta de energia, o cidadão deve ter o Cartão Recicla Fortaleza, distribuído nos Ecopontos. Nos estandes locais, ele pode conferir a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

De acordo com o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, a expectativa é pelo menos dobrar o número de lixo depositado nos Ecopontos. Ele pontuou que quando foi inaugurado o sexto Ecoponto, foram coletadas 145 toneladas de material reciclável nesses espaços. "Iniciamos o projeto Recicla Fortaleza aqui na Comunidade do Dendê, mas segunda já estará em toda a estrutura dos nove Ecopontos da cidade. É uma ideia revolucionária para Fortaleza, de trocar lixo com potencial reciclável por créditos em serviços públicos. O que a gente tem observado com o estudo do Recicla Fortaleza é um interesse muito grande das comunidade, principalmente as de baixa renda, e a gente espera com isso potencializar o uso de todos os Ecopontos de Fortaleza”, disse.

O coordenador especial de limpeza urbana, Albert Gradvohl, explicou que o programa tem a perspectiva de transformar a consciência ambiental da população. “Isso vai evoluir muito o grau de reciclabilidade de Fortaleza. No caso específico do Ecoponto do bairro Edson Queiroz, a Prefeitura está integrada em um convênio com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e com o Tribunal de Justiça. A partir daí, nós vamos estender para programas como, por exemplo, de educação ambiental junto à Comunidade do Dendê, desenvolvimento de produtos ambientalmente adequados, tudo com base científica da Unifor e com participação dos alunos de todos os cursos da Universidade”, reforçou.

Caso queira, o cidadão também pode doar seu crédito para instituições cadastradas no Ecoponto. No bairro Edson Queiroz, duas instituições de cadastraram: Mulheres do Dendê e o Conselho Comunitário de Limpeza Social. “Quem não estiver precisando de crédito, pode fazer uma doação. É só fazer o cartão em nome da entidade e doar. As entidades cadastradas tem um trabalho sério, com gente que quer servir bem ao povo. Além de tudo, nós ainda vamos poder ajudar o trabalho social de quem deseja o bem às pessoas”, declarou o Prefeito.

De acordo com Antônia Agostinho de Sousa, conhecida como Toinha, presidente do Conselho Comunitário de Limpeza Social e moradora da Comunidade do Dendê há mais de 40 anos, o novo Ecoponto e o projeto Recicla Fortaleza trarão muitos benefícios à comunidade. “Consideramos muito relevante tudo o que vem para melhorar os espaços da comunidade, o meio ambiente, e que faça com que o povo possa trafegar livre e longe de qualquer tipo insetos ou outros males que venham causar impacto na saúde. São ações que beneficiam todos os moradores e dão a eles tranquilidade. Serei uma das maiores incentivadores desse Ecoponto, vamos visitar casa por casa para levar esclarecimentos sobre como utilizar o espaço”.

Para Isabel Jamilles, policial civil e moradora do Bairro Cocó, a iniciativa deve ser o usufruída por todos. “É super importante porque a gente não tem muitas opções de locais de reciclagem. O que eu achei interessante foi a questão do óleo de cozinha, que às vezes fica em casa e a gente não sabe para onde levar. Com pontos assim é primordial que você tire de casa e não jogue no ralo, pois prejudica demais o ambiente. Com esse incentivo da conta de energia é ainda melhor”, afirmou.

A entrega do equipamento homenageia o ambientalista Marco Antônio Forte, natural de Caucaia, nascido em 30 de junho de 1912. Advogado militante, chegou à presidência da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE) e foi intelectual respeitado, amante da literatura. Homem do sertão, do semiárido, tinha na natureza suas raízes mais profundas e, a seu tempo, preservou fauna e flora, posicionando-se contra a caçada predatória e preservando matas e a caatinga nordestina.

Como participar do Recicla Fortaleza
Para ter acesso ao crédito na conta de energia com o Cartão Recicla Fortaleza, basta que o fortalezense siga dicas simples:

- Procurar um dos sete Ecopontos mais próximos que disponibilizem o serviço, fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza;

- Com o cartão pronto, separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para serem pesados, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro.

- No Ecoponto, conferir a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

- Quando a conta de energia chegar, conferir o crédito recebido.

Ecopontos da primeira etapa do Recicla Fortaleza
- São João do Tauape  (Regional II)
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, S/N – anexo ao Parque Rio Branco

- Varjota (Regional II)
Endereço: Avenida Antônio Justa com Rua Meruoca

- Bairro de Fátima (Regional IV)
Endereço: Avenida Luciano Carneiro com Avenida Eduardo Girão

- Vila Peri (Regional IV)
Endereço: Rua Antônio Costa Mendes com Travessa Augusto Ribeiro

- Conjunto Esperança (Regional V)
Endereço: Avenida da Penetração Norte Sul com a Rua do Canal

- Conjunto Ceará (Regional V)
Endereço: Avenida Ministro Albuquerque Lima com a Rua Setecentos e Vinte Um

- José Walter (Regional V)
Endereço: Avenida B, com Rua 33

- Barra do Ceará (Regional I)
Endereço: Rua Graça Aranha com Travessa 14 de Maio

- Edson Queiroz (Regional VI)
Endereço: Rua Hill de Moraes com Rua Vereador José Batista Barbosa

Materiais que geram crédito
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:

Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Materiais que não geram crédito
É preciso ter bastante atenção, pois não geram créditos os seguintes materiais: restos de alimentos, esponjas de aço, embalagens de ovos, papéis higiênicos, fraldas descartáveis, papel sujo ou plastificado, lâmpadas fluorescentes, lixo hospitalar, resíduos industriais, restos de construção, óleo lubrificante, caixas de sabão em pó, guardanapos e lenços de papel, pneus, embalagens aluminizadas, isopor, cabos e fios, espelhos, cristais, tintas, CDs, fitas K7 e de vídeo, tecidos, couros, espumas, madeiras e cerâmicas ou porcelanas.

Prefeito Roberto Cláudio lança programa Recicla Fortaleza e inaugura Ecoponto no bairro Edson Queiroz

Iniciativa vai dar crédito na conta de energia pela troca de materiais recicláveis a partir desta segunda-feira

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o programa Recicla Fortaleza ainda será expandido (Foto: Kaio Machado)

A Prefeitura de Fortaleza lançou, neste sábado (30/04), a primeira etapa do programa Recicla Fortaleza, que já começa a gerar crédito na conta de energia do fortalezense na troca de resíduos recicláveis. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a medida começa a valer em caráter piloto nos nove Ecopontos da cidade a partir desta segunda-feira (02/05) nos bairros Barra do Ceará, Fátima, São João do Tauape, Vila Peri, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, Varjota, José Walter e Edson Queiroz.

O lançamento do programa aconteceu no Ecoponto Advogado Marco Antônio Forte, no bairro Edson Queiroz (Regional VI), inaugurado na manhã deste sábado (30/04). Os Ecopontos são locais onde o fortalezense pode realizar gratuitamente o descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais, celulares e aparelhos eletroeletrônicos.

O Prefeito ressaltou que o programa Recicla Fortaleza será expandido. No dia 30 de maio, a troca começa a valer também para o Bilhete Único, e em 30 de junho começa a debitar da conta de água, em parceria com a Cagece. “É mais um Ecoponto que tem como objetivo retirar o lixo volumoso da rua e iniciar uma nova consciência em relação à reciclagem na cidade. A partir de hoje, nós iniciamos aqui uma política chamada Recicla Fortaleza. Com isso, o cidadão tem mais estímulo de, em vez de jogar o lixo na rua, trazê-lo para cá. Ganha a cidade porque fica mais limpa, ganha a sustentabilidade pois esse material será reciclado e passará a ter outra utilidade, e ganha a economia verde. É um ganho coletivo muito grande para Fortaleza, que depende da parceria com o cidadão e da divulgação dessa iniciativa”. A meta da Prefeitura é entregar 25 Ecopontos até dezembro deste ano.

Ele explica que a ideia é gerar uma nova cultura de descarte de lixo na cidade. “Vamos coletivamente tornar os nossos bairros mais limpos, mais saudáveis, porque lixo na rua é doença, e vamos contribuir com o meio ambiente da cidade. Começamos hoje um programa original, inovador, que só vai ter sucesso se a comunidade abraçar”, afirmou.

Para ter acesso ao crédito na conta de energia, o cidadão deve ter o Cartão Recicla Fortaleza, distribuído nos Ecopontos. Nos estandes locais, ele pode conferir a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

De acordo com o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, a expectativa é pelo menos dobrar o número de lixo depositado nos Ecopontos. Ele pontuou que quando foi inaugurado o sexto Ecoponto, foram coletadas 145 toneladas de material reciclável nesses espaços. "Iniciamos o projeto Recicla Fortaleza aqui na Comunidade do Dendê, mas segunda já estará em toda a estrutura dos nove Ecopontos da cidade. É uma ideia revolucionária para Fortaleza, de trocar lixo com potencial reciclável por créditos em serviços públicos. O que a gente tem observado com o estudo do Recicla Fortaleza é um interesse muito grande das comunidade, principalmente as de baixa renda, e a gente espera com isso potencializar o uso de todos os Ecopontos de Fortaleza”, disse.

O coordenador especial de limpeza urbana, Albert Gradvohl, explicou que o programa tem a perspectiva de transformar a consciência ambiental da população. “Isso vai evoluir muito o grau de reciclabilidade de Fortaleza. No caso específico do Ecoponto do bairro Edson Queiroz, a Prefeitura está integrada em um convênio com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e com o Tribunal de Justiça. A partir daí, nós vamos estender para programas como, por exemplo, de educação ambiental junto à Comunidade do Dendê, desenvolvimento de produtos ambientalmente adequados, tudo com base científica da Unifor e com participação dos alunos de todos os cursos da Universidade”, reforçou.

Caso queira, o cidadão também pode doar seu crédito para instituições cadastradas no Ecoponto. No bairro Edson Queiroz, duas instituições de cadastraram: Mulheres do Dendê e o Conselho Comunitário de Limpeza Social. “Quem não estiver precisando de crédito, pode fazer uma doação. É só fazer o cartão em nome da entidade e doar. As entidades cadastradas tem um trabalho sério, com gente que quer servir bem ao povo. Além de tudo, nós ainda vamos poder ajudar o trabalho social de quem deseja o bem às pessoas”, declarou o Prefeito.

De acordo com Antônia Agostinho de Sousa, conhecida como Toinha, presidente do Conselho Comunitário de Limpeza Social e moradora da Comunidade do Dendê há mais de 40 anos, o novo Ecoponto e o projeto Recicla Fortaleza trarão muitos benefícios à comunidade. “Consideramos muito relevante tudo o que vem para melhorar os espaços da comunidade, o meio ambiente, e que faça com que o povo possa trafegar livre e longe de qualquer tipo insetos ou outros males que venham causar impacto na saúde. São ações que beneficiam todos os moradores e dão a eles tranquilidade. Serei uma das maiores incentivadores desse Ecoponto, vamos visitar casa por casa para levar esclarecimentos sobre como utilizar o espaço”.

Para Isabel Jamilles, policial civil e moradora do Bairro Cocó, a iniciativa deve ser o usufruída por todos. “É super importante porque a gente não tem muitas opções de locais de reciclagem. O que eu achei interessante foi a questão do óleo de cozinha, que às vezes fica em casa e a gente não sabe para onde levar. Com pontos assim é primordial que você tire de casa e não jogue no ralo, pois prejudica demais o ambiente. Com esse incentivo da conta de energia é ainda melhor”, afirmou.

A entrega do equipamento homenageia o ambientalista Marco Antônio Forte, natural de Caucaia, nascido em 30 de junho de 1912. Advogado militante, chegou à presidência da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE) e foi intelectual respeitado, amante da literatura. Homem do sertão, do semiárido, tinha na natureza suas raízes mais profundas e, a seu tempo, preservou fauna e flora, posicionando-se contra a caçada predatória e preservando matas e a caatinga nordestina.

Como participar do Recicla Fortaleza
Para ter acesso ao crédito na conta de energia com o Cartão Recicla Fortaleza, basta que o fortalezense siga dicas simples:

- Procurar um dos sete Ecopontos mais próximos que disponibilizem o serviço, fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza;

- Com o cartão pronto, separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para serem pesados, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro.

- No Ecoponto, conferir a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.

- Quando a conta de energia chegar, conferir o crédito recebido.

Ecopontos da primeira etapa do Recicla Fortaleza
- São João do Tauape  (Regional II)
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, S/N – anexo ao Parque Rio Branco

- Varjota (Regional II)
Endereço: Avenida Antônio Justa com Rua Meruoca

- Bairro de Fátima (Regional IV)
Endereço: Avenida Luciano Carneiro com Avenida Eduardo Girão

- Vila Peri (Regional IV)
Endereço: Rua Antônio Costa Mendes com Travessa Augusto Ribeiro

- Conjunto Esperança (Regional V)
Endereço: Avenida da Penetração Norte Sul com a Rua do Canal

- Conjunto Ceará (Regional V)
Endereço: Avenida Ministro Albuquerque Lima com a Rua Setecentos e Vinte Um

- José Walter (Regional V)
Endereço: Avenida B, com Rua 33

- Barra do Ceará (Regional I)
Endereço: Rua Graça Aranha com Travessa 14 de Maio

- Edson Queiroz (Regional VI)
Endereço: Rua Hill de Moraes com Rua Vereador José Batista Barbosa

Materiais que geram crédito
Os materiais que vão gerar crédito na conta de energia são vidro, metal, papel, plástico e outros, como na divisão abaixo:

Vidro
- Embalagens de vidro, café solúvel e maionese, e garrafas de cerveja, refrigerantes e aguardente.

Metal (Exceto Cobre)
- Ferros em geral, parafusos, latas de cerveja e refrigerantes, aço inox, antimônio, baterias de carro e moto, chumbo e bronze.

Papel
- Papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e papel misto.

Plástico
- Garrafas de refrigerantes (PET), filme, PVC, mangueira, sacolas, embalagens de água sanitária, margarina e detergente.

Outros
- Óleo de cozinha e embalagens Tetrapak (leite, sucos e achocolatados).

Materiais que não geram crédito
É preciso ter bastante atenção, pois não geram créditos os seguintes materiais: restos de alimentos, esponjas de aço, embalagens de ovos, papéis higiênicos, fraldas descartáveis, papel sujo ou plastificado, lâmpadas fluorescentes, lixo hospitalar, resíduos industriais, restos de construção, óleo lubrificante, caixas de sabão em pó, guardanapos e lenços de papel, pneus, embalagens aluminizadas, isopor, cabos e fios, espelhos, cristais, tintas, CDs, fitas K7 e de vídeo, tecidos, couros, espumas, madeiras e cerâmicas ou porcelanas.