Fortaleza passa a contar, a partir de agora, com linha turística em ônibus executivo double-deck (dois andares). O prefeito Roberto Claudio, ao lado da primeira-dama Carol Bezerra, fez o lançamento do Projeto Fortaleza Bus, na manhã desta quinta-feira (15/11), em evento no Estoril, contando com a presença de representantes do trade turístico e do setor produtivo cearense que participaram de viagem inaugural até o Mercado dos Peixes.
O Fortaleza Bus faz parte do Programa Fortaleza Competitiva e será operado pela empresa vencedora da licitação, Filuca Turismo e Transporte. A ideia principal é garantir a permanência do turista em Fortaleza que terá a oportunidade de conhecer um pouco da história da Cidade.
Ao falar sobre a importância do Fortaleza Bus, o prefeito Roberto Claudio destacou que a capital cearense segue os passos dos grandes centros turísticos do mundo que se utilizam de linhas de ônibus como forma de incentivar o turista a permanecer mais tempo no local visitado. “Fortaleza vem conquistando cada vez mais espaço. A presença dos turistas representa aumento de dinheiro circulando na Cidade, gerando renda e inclusão de oportunidades”, ressaltou.
Fortaleza está entre as cinco cidades brasileiras de maior interesse turístico. Segundo o prefeito Roberto Claudio, isso se deve a um conjunto de fatores, tais como a beleza natural da Capital, bem como os investimentos que o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza estão promovendo para atrair novos voos para a Cidade. “Essas ações conjuntas, de fato, têm dado a Fortaleza uma nova realidade”.
Linhas de ônibus
O passeio, que terá duração aproximada de 40 minutos e percurso de 27 km, custará R$ 65 por pessoa. Os ônibus sairão, diariamente, da Praça do Ferreira. “O bilhete, que dará direito a uma pulseira de identificação, será vendido dentro dos hotéis, no RioMar Fortaleza e nos próprios ônibus”, explicou o secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros. O turista poderá descer e subir quantas vezes quiser, informou o gestor.
Cada veículo tem capacidade de transportar até 67 passageiros (12 na parte inferior e 55 na superior). Com capota retrátil e sistema GPS, o sistema de som vai oferecer tradução simultânea em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e português
Roteiro
As paradas serão nos respectivos pontos turísticos: Centro Cultural Dragão do Mar, por toda extensão da Av. Beira Mar (zona hoteleira), com paradas no Espigão da Rui Barbosa, Feirinha de Artesanato e Mercado dos Peixes, Praia do Futuro, seguindo para o Shopping RioMar, Parque do Cocó, na sequência passa pelo polo gastronômico da Varjota, com parada na Av. Dom Luis, depois Praça Portugal, Praia de Iracema, no Estoril e por último, Mercado Central. O tempo médio em cada parada será de três minutos.
Fortaleza Competitiva
O Fortaleza Bus é mais um projeto contemplado pelo Programa Fortaleza Competitiva, lançado pela Prefeitura de Fortaleza em 2017, que tem como objetivo desenvolver um ambiente de inovação e geração de oportunidades em Fortaleza. Em um ano, o Competitiva já possibilitou a abertura de mais de 12 mil negócios na Capital.