O prefeito Roberto Cláudio participou, na tarde desta terça-feira (14/03), da solenidade de abertura do Projeto Novos Caminhos, iniciativa voltada para reinserção social de usuários de álcool, crack e outras drogas que vivem em situação de rua, por meio de cursos de qualificação profissional. O projeto será desenvolvido por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (SDS) e da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e com a Faculdade Apoena.
O encontro contou, na mesa de abertura, com a presença do titular da SDS, Elpídio Nogueira; da coordenadora adjunta da CPDrogas, Patrícia Studart; da articuladora da Senad em Fortaleza e Maracanaú, Regina Barroso; da coordenadora da Pastoral do Povo de Rua, irmã Salete Brito e da gerente da Faculdade Apoena, Andreia Bonifácio.
Em seu pronunciamento, o Prefeito destacou a importância do Projeto Novos Caminhos, que irá garantir cursos de qualificação profissional, com o apoio de bolsas de trabalho para aqueles que se destacarem. “Essas pessoas terão a oportunidade de reconstruir sua autoconfiança, sua dignidade, e suas possibilidades de se reincluir no meio familiar e comunitário”, disse.
“Será promovendo a autoestima e o resgate da cidadania dessas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade que novos caminhos e escolhas surgirão”, reafirmou Patrícia Studart, coordenadora adjunta da CPDrogas.
Conforme o titular da SPD, Elpidio Nogueira, a meta é atender 200 pessoas, por meio de cursos que viabilizem reais condições de reinserção social no mercado de trabalho. “Tivemos o cuidado de selecionar os cursos, buscar os usuários com perfil para cada vaga, para que posteriormente possamos estar encaminhando-os para o mercado de trabalho, inclusive para vagas na Prefeitura de Fortaleza”, ressaltou.
Os alunos beneficiados do Projeto são usuários que utilizam os serviços municipais: Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Unidade de Acolhimento, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Centro de Convivência.
Projeto Novos Caminhos
O projeto consiste no desenvolvimento de iniciativas intersetoriais voltadas para a reinserção social e qualificação profissional de usuários de álcool, crack e outras drogas que vivem em situação de rua no Centro de Fortaleza, por meio, de atividades organizadas em quatro eixos: Eixo 1 – convívio social; Eixo 2 – qualificação profissional e Eixo 3 – Inclusão produtiva. Visa promover o resgate da cidadania e autoestima de indivíduos adultos, por meio de ações de capacitação que buscam a qualificação e requalificação profissional com perspectiva na inclusão produtiva como forma de aumentar as condições de inserção social.