O prefeito Roberto Cláudio lançou, na manhã deste sábado (15/07), duas iniciativas voltadas à segurança e à saúde de fortalezenses e turistas. O Programa Bike Vida e o Projeto Viva Mais objetivam promover melhores condições de segurança por meio da orientação e do atendimento de primeiros socorros voltados aos banhistas, esportistas e demais frequentadores da faixa litorânea da Capital.
Programa Bike Vida
Lançada na Avenida Beira Mar, a iniciativa, inédita na América Latina, consiste na otimização do atendimento de urgência por meio de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que utilizarão três bicicletas equipadas para prestar o primeiro atendimento diante de quaisquer eventualidades ocorridas em toda a faixa compreendida entre o Estoril da Praia de Iracema e o Mercado dos Peixes.
Idealizado pela Secretaria Regional II, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, e apoiado pela Unimed Ceará e Barcello Sports, o projeto, que apresenta modelo sustentável e inovador de atendimento, funcionará diariamente das 5h às 21h, promovendo agilidade no tempo de resposta, redução da emissão de CO2 e integração com a rede de urgência e emergência do Samu.
“Esta é uma parceria vencedora entre a Unimed Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. Uma ideia inovadora, que cai muito bem na prática e no dia a dia da Beira Mar, que é um espaço onde a prática da atividade física é mais recorrente na Cidade. Tanto a gente quer estimular esse tipo de uso como garantir a segurança para quem está fazendo este tipo de atividade, reduzindo os danos ligados a problemas cardiovasculares ou neurológicos”, esclareceu Roberto Cláudio, enfatizando, ainda, que esta experiência piloto poderá ser expandida, com a mesma característica, para outras áreas da Capital.
Nessa perspectiva, três socorristas serão estrategicamente distribuídos pela extensão da Avenida Beira Mar e cuidarão, cada um, de um raio de 1,5 Km. O tempo estimado de resposta aos chamados, que poderão ser realizados presencialmente ou por meio do telefone 192, é de cerca de dois minutos.
“Essas bicicletas são equipadas com tudo o que existe em uma ambulância. Diante de intercorrências, o socorrista chegará ao local, prestará o atendimento e, em caso de necessidade, passará um rádio e solicitará a remoção, por meio de ambulâncias do Samu, do paciente para uma unidade hospitalar”, esclareceu o titular da Regional II, Ferrúccio Feitosa.
A secretária municipal da Saúde, Joana Angélica, avaliou positivamente a iniciativa e mostrou-se otimista em relação à extensão de seus impactos no tocante a aspectos remediativos e, sobretudo, preventivos.
“A doença cardiovascular é a principal causa de mortalidade na nossa Cidade. O sedentarismo é o principal vilão causador dessa doença. A prática de atividade física é fundamental para que a gente evite esses tipos de patologias cardíacas e até neurológicas. O exercício, feito de forma correta, torna-se um aliado. O cenário da Beira Mar é convidativo. Aqui, as pessoas correm, nadam, pedalam. A partir do momento em que estamos dando maior segurança às pessoas que frequentam este espaço, com certeza, elas virão mais vezes, com mais tranquilidade e em maior número. Principalmente, a população idosa”, pontuou.
“A Unimed Ceará está muito feliz diante dessa parceria público-privada. Estamos trabalhando juntos pela qualidade de vida da população do Ceará, sobretudo do Município de Fortaleza”, ressaltou o presidente da Instituição, Darival Bringel.
Projeto Viva Mais
Lançado na barraca Marulho, na Praia do Futuro, o Viva Mais visa reduzir as ocorrências de acidentes aquáticos por meio da parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Associação dos Empresários da Praia do Futuro.
A partir de capacitação de profissionais cedidos pela Associação dos Empresários da Praia do Futuro, realizada pelo Corpo de Bombeiros, serão fornecidas à população orientações acerca das condições marítimas vigentes a fim de promover a prevenção de eventuais afogamentos. A medida contempla fortalezenses e, sobretudo, turistas.
“Acidentes e afogamentos são ocorrências evitáveis. Então nós, da Saúde, agradecemos a parceria dos envolvidos, porque esta é uma iniciativa muito interessante, que fará muita diferença. Nosso principal papel, enquanto gestores de saúde, é promovê-la, prevenindo as ocorrências. Esta iniciativa nos deixa muitos felizes no instante em que trabalha a prevenção dos acidentes no mar”, declarou a titular da SMS.
Ao todo, 14 barracas participantes receberam, na ocasião, o Selo Diversão na Praia – Proteção no Mar, da Secretaria Regional II, indicando os parceiros da iniciativa, que multiplicam a difusão das normas de segurança, orientando sobre condições favoráveis para o banho de mar, mudanças climáticas, prevenção de acidentes, e distribuindo, para as crianças, pulseiras de identificação que indicam o local onde se encontram os pais ou responsáveis.
Na oportunidade, o major Jectan Vital de Oliveira, comandante do Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, concedeu certificados aos 19 primeiros concludentes do Curso de Formação de Agentes de Prevenção.
“O momento é de férias, mas este é um projeto piloto cuja expectativa é de permanência na Praia de Futuro, agregando segurança aos banhistas, aos frequentadores das barracas e da Praia como um todo. Hoje, estamos com 19 pessoas já formadas para desenvolver este trabalho, que, sem dúvida, é preventivo. E tudo o que previne e melhora a vida das pessoas é bem importante”, considerou a presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz.
Ainda como parte da programação do lançamento do Projeto Viva +, houve ação de limpeza na orla da Praia do Futuro e vacinação contra influenza, além de ações lúdicas com o intuito de conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
A turista e advogada Priscila de Paula veio de São Paulo passar as férias com as duas filhas e aprovou a iniciativa. “É muito interessante ver esse olhar público e privado direcionado ao bem estar das pessoas. A vontade que dá é de voltar aqui sempre”, comentou.