O prefeito Roberto Cláudio participou, nesta quinta-feira (22/06), da entrega da estátua do fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Leonel Brizola. A homenagem, realizada na Travessa Crato, no Centro de Fortaleza, é fruto do Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador pedetista Iraguassú Filho. A escultura é feita de bronze, construída em tamanho real. A solenidade contou com a presença do ex-ministro Ciro Gomes, do presidente Estadual do PDT, André Figueiredo; do presidente da Fundação Leonel Brizola no Ceará, Papito de Oliveira; além de outras autoridades.
Durante a cerimônia, o Prefeito destacou a importância de Brizola no cenário político nacional, sobretudo em relação às ações direcionadas à educação em tempo integral, um dos traços prioritários de sua gestão. “Muito feliz de estar Prefeito da minha Cidade, de ser um Prefeito pedetista, e, nesta ocasião, Prefeito da maior cidade administrada pelo PDT do Brasil e poder fazer uma homenagem a um ídolo, brasileiro respeitável, das maiores lideranças políticas do último século que, agora, tem marcada em bronze a sua imagem aqui no coração da cidade de Fortaleza para poder fazer esta lembrança no momento em que a política está desacreditada, em que há desconfiança sobre a verdadeira capacidade da política de transformar a vida das pessoas. Já estaria muito feliz de estar aqui homenageando Leonel Moura Brizola, independentemente das circunstâncias. Participar desta homenagem na condição de Prefeito, de fato, me deixa muito feliz e emocionado”, declarou Roberto Cláudio.
O ex-ministro Ciro Gomes demonstrou gratidão e destacou a relevância da atuação do político durante os 60 anos de vida pública durante os quais acumulou trajetórias voltadas ao bem do povo brasileiro.
“As sociedades amadurecidas, como a comunidade cearense, imortalizam, em homenagens, os seus maiores do passado. Há finalidades nesses costumes: a vontade de imortalizar a gratidão. Esta é uma das razões para imortalizarmos a lembrança do Brizola onde pulsa o coração de Fortaleza e, portanto, do Ceará. A gratidão do povo brasileiro a este homem que dedicou 60 anos dos seus 81 à vida pública no País. Nunca sofreu constrangimentos morais e sofreu todo tipo de incompreensão porque nunca abriu mão da finalidade de vida com a causa do povo brasileiro. Sempre se manteve coerente na defesa do interesse nacional. Brizola foi intransigente na defesa da causa dos mais pobres e perseguiu a ideia de qualificar uma educação pública de qualidade, caminho único através do qual o filho do pobre pode subverter os grilhões da miséria, da injustiça, da indignidade e da violência. É impressionante a obra de Brizola, o único brasileiro que governou dois Estados apesar de ter sofrido exílio e cassação de seus direitos”, disse.
Na ocasião, o presidente da Fundação Leonel Brizola no Ceará, Papito de Oliveira, revisitou a história do Brasil e ressaltou as homenagens já prestadas ao político na Capital.
“Nós fizemos questão de que esta imagem reproduzisse a chegada de Leonel Brizola do exílio, lá no Rio Grande do Sul. É uma homenagem mais do que justa por toda a história. O Brizola, além de tudo, no Ceará, ganhou a eleição para presidente no Estado, dá nome a uma avenida no Jangurussu, a uma Escola de Tempo Integral no Jardim Iracema, tem título de cidadão fortalezense, também de cearense, é uma figura amada por todo o Brasil e está escrito no livro Os Heróis da Pátria”, lembrou.