O prefeito Roberto Cláudio, vereadores e secretários municipais participaram, neste sábado (10/06), no Grande Bom Jardim, de mais uma edição do projeto “Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro”. A ação, já realizada nos bairros Jangurussu e Vicente Pinzón, promove um diálogo direto entre a população e o poder público sobre as demandas locais e os projetos em execução.
“Esta é uma oportunidade de governar mais perto do povo. É a nossa grande missão, governar para quem mais precisa, fazendo aquilo o que é mais necessário, prioritário, segundo a voz do próprio povo. Participação popular não deve ser apenas retórica, premissa ou figura de valor. Deve ser exercida no dia a dia do governo” disse o Prefeito.
A programação, que se estendeu ao longo do dia, contemplou diversas atividades. Dentre elas, a prestação de serviços à comunidade, ações de saúde, urbanização e limpeza urbana, além da assinatura da ordem de serviço da reforma da Escola Lirêda Facó, beneficiando cerca de 1.600 alunos regularmente matriculados.
Na ocasião, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), foram entregues 210 regularizações fundiárias de imóveis habitacionais. Iniciativa busca promover garantias patrimoniais e acesso a linhas de crédito para melhorias nas infraestruturas residenciais.
“A escritura de posse legal dá à família o direito da herança, de transmitir o bem aos seus familiares, de acessar crédito para reformas domiciliares, para a montagem de atividades de comércio e de negócios dentro da própria residência. Esta acaba sendo a concretização de um direito e de um sonho aguardado por essas famílias, muitas vezes, por décadas”, esclareceu Roberto Cláudio.
Erismar Teixeira, auxiliar administrativa, compareceu à entrega das regulamentações e recebeu, das mãos do Prefeito, o tão sonhado papel da casa. “Estou muito feliz! Esta é uma grande conquista. Há anos, a gente vem tentando e, com muita luta, a gente conseguiu graças à gestão do prefeito Roberto Cláudio. Só tenho a agradecer por este presente. A casa agora, mais do que nunca, é minha! Esta felicidade não cabe no peito”, comemorou.
Ao percorrer as ruas do bairro, o Prefeito visitou, ainda, às obras da reforma da Escola Raimundo Moreira Sena e fiscalizou o andamento das ações de pavimentação e asfalto das ruas do entorno, além de acompanhar o cumprimento do cronograma de execuções infraestruturais do posto de saúde Argeu Herbster, cuja finalização está prevista para agosto deste ano.
Além disso, a Secretaria da Saúde ofertou aplicação de vacina (triviral), verificação de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, além de escovação, aplicação de flúor e orientações sobre saúde bucal, a exemplo da prevenção do câncer de boca. Houve, ainda, ações de educação em saúde, abordando a prevenção de doenças como a tuberculose, hanseníase e câncer de mama; exposição educativa sobre arboviroses (dengue, chikungunya e zika); e atendimentos do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adulto com Asma (Proaica).
“Para além dos serviços de promoção de saúde e de imunização, está sendo estabelecida, nessa oportunidade, a proximidade com a comunidade. Nós estamos aqui para ouvir as necessidades do bairro, das comunidades mais carentes, a fim de dar respostas direcionadas aos anseios da população”, acrescentou a titular da secretaria Municipal da Saúde, Joana Angélica.
A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) esteve com as equipes dos seus programas, promovendo atividades lúdicas com o público infantil, prestando informações aos adolescentes sobre formação profissional e conscientizando a comunidade a respeito do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes por meio da distribuição de materiais informativos.
A presidente da Funci, Tânia Gurgel, compareceu ao evento e destacou a importância do trabalho do Comitê de Sub-Registro, cujo objetivo é minimizar a taxa de crianças sem certidão de nascimento.
“Nós estamos fazendo um trabalho aqui na Cidade, que ainda abriga muitas crianças sem registro de nascimento, por meio de um projeto que vem oferecendo cidadania por meio da emissão da certidão, dando a elas a condição de existir de fato. Isso, por si só, é muitíssimo importante, tanto quanto a explicação e a distribuição de materiais informativos acerca dos Conselhos Tutelares para serem acessados diante de qualquer violação de direitos das crianças e dos adolescentes”, registrou.
Representantes da Coordenadoria Especial de Participação Social auxiliaram o recebimento das demandas da população e o encaminhamento às secretarias competentes a fim de promover devolutivas eficientes. A iniciativa objetiva ampliar a participação popular nas ações municipais, sobretudo no tocante a pontos prioritários, como saúde, educação, emprego, mobilidade, limpeza e infraestrutura.
“Este é um gesto concreto e, ao mesmo tempo, simbólico de que todos nós, que fomos eleitos, estamos aqui para dialogar, ouvir a população e tratar melhor as soluções das demandas”, destacou o presidente da Câmara dos Vereadores, Salmito Filho.