O prefeito Roberto Cláudio participou, na tarde desta quarta-feira (17/10), da cerimônia de abertura do do IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O evento visa à melhoria contínua da gestão pública por meio da apresentação de estudos acadêmicos sobre o assunto, bem como uma troca de experiências entre gestores e servidores públicos, especialistas e estudantes.
Para Roberto Cláudio, a ocasião se configura como uma oportunidade de inclusão de novas práticas e uma parceria para o aprimoramento das gestões, traduzindo-se em um importante ganho para a sociedade. “Tudo isso aumenta a excelência do nosso trabalho e é garantia de moralidade, transparência e eficiência pública”, disse, apontando o valor da compreensão por parte dos conselheiros em relação às limitações do gestor público ao tomar decisões no cotidiano.
Além disso, de acordo com o Prefeito, o encontro reafirma os maiores valores da instituição democrática brasileira, garantindo confiança e legitimidade aos papéis atribuídos àqueles que gerenciam o orçamento público. “Aqui no Ceará, o nosso Tribunal de Contas tem trabalhado de forma muito transparente e alerta, sem receio e interagindo com prefeitos, com gestores públicos, na intenção e na crença de que a prevenção e a educação são os melhor elixires de prevenção da corrupção”, destaca.
A vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, também atesta a relevância da atenção de governantes e gestores públicos a esses aprimoramentos do controle de contas discutidos no evento. "O objetivo é fazer com que os recursos públicos sejam empregados com zelo e que cheguem efetivamente à população”.
Temas
Os principais temas debatidos no Congresso incluem as políticas de Saúde, Educação, Segurança e Saneamento, conforme o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Carlos Pontes Lima. “São temas extremamente importantes discutidos por especialistas das principais universidades brasileiras e até internacionais. As pessoas vêm, trazem novos dados e interpretações sobre os fatos. É normal que as pessoas mudem a forma de pensar, é um dos objetivos deste tipo de congresso”, acrescenta.
O evento é uma realização do Instituto Rui Barbosa (IRB) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará.