O prefeito Roberto Cláudio participou, nesta segunda-feira (13/05), de palestra ministrada pelo economista cearense e titular da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Mansueto Facundo de Almeida, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O tema contemplado foi Ajuste Fiscal e Retomada do Crescimento, trazendo maiores detalhes sobre a reestruturação das finanças brasileiras, em déficit desde 2014.
Dentre as autoridades presentes, estavam o secretário de Desenvolvimento do Governo do Estado, Maia Júnior, representando o governador Camilo Santana; o anfitrião do evento e diretor da VSM Comunicação, Marcos André Borges; o deputado estadual Queiroz Filho, representando a Assembleia; e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique
No comando da STN desde abril de 2018, o Secretário permaneceu no cargo durante a transição de governo, o que para Roberto Cláudio demonstra compromisso e vocação com as responsabilidades assumidas. “É importante que os cearenses conheçam cada vez mais não só a história, mas o grande trabalho de interesse nacional que ele vem empreendendo em suas funções. Mansueto está agora numa função estratégica para o país e também para o Estado do Ceará e Fortaleza. Viemos ouvi-lo, saber quais são as necessidades e as responsabilidades compartilhadas entre União, Estado e Município", destacou o gestor.
A palestra abrangeu uma contextualização do crescimento econômico brasileiro, trazendo uma retrospectiva desde a década de 30, quando houve a primeira maior depressão do País, cuja prosperidade ainda vinha, sobretudo, da agricultura. Avanços nas telecomunicações, mercado do petróleo, reformas econômicas e oportunidades como a concorrência foram, conforme Mansueto, fatores determinantes para desenvolvimento da nação.
No entanto, o economista alerta que a situação é delicada. O Brasil é um país com carga tributária muito alta em relação a média da América Latina, cerca de R$700 bilhões ou 33% do Produto Interno Bruto (PIB) arrecadados. Além disso, a dívida brasileira já é muito elevada em comparação a outros países de renda semelhante, atingindo cerca de 80% do PIB, sendo em outros países em torno de 50%. Mesmo com essa carga tributária alta, muito pouco é investido.
Outros fatores agravantes citados foram o envelhecimento da população, que além de um aumento do que se paga em aposentadoria, representa a diminuição da mão de obra; bem como investimentos equivocados mal realizados em diversos setores como saúde, educação e sobretudo no setor privado, cuja forma de incentivo precisa ser repensada, segundo Mansueto. Apesar disso, ele ressalta que a população acaba não sentindo tanto os efeitos da crise porque o Brasil é um país cuja rede de proteção social é muito forte.
"Nós temos que debater por meio da política e procurar um consenso para fazer as reformas. Hoje temos uma economia que tem 13 milhões de desempregados, 40 milhões no mercado informal. A gente sabe qual é a solução: um país que incentiva a educação inovação e se integra ao resto do mundo, mantém o sistema tributário e as contas publico em equilíbrio, a consequência natural é crescer mais. Este é o nosso desafio para que o país possa voltar a brilhar", afirmou.
Medalha Boticário Ferreira
Durante o período da tarde desta segunda-feira (13/05), o prefeito Roberto Cláudio esteve presente na cerimônia de entrega da medalha Boticário Ferreira ao economista cearense e secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Facundo de Almeida. A maior comenda da Câmara dos Vereadores de Fortaleza condecorou a trajetória profissional do homenageado em sessão solene presidida pelo presidente da Casa Legislativa, Antônio Henrique.
Os vereadores Dr. Porto e Antônio Henrique, autores do requerimento que conferiu a homenagem, atribuíram a iniciativa à relevância dos serviços prestados pelo economista. Na oportunidade, Antônio Henrique reconheceu a atuação do profissional diante da tratativa de assuntos institucionais entre a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado, o Tesouro Nacional e o Senado Federal.
“Esta honraria, aprovada por unanimidade, reconhece, nesta ocasião, o trabalho realizado pelo dr. Mansueto, que auxilia a administração municipal e estadual por meio da aprovação de recursos em Brasília para o desenvolvimento de políticas públicas das quais a população precisa”, discursou o Presidente.
Durante a cerimônia, o prefeito Roberto Cláudio elogiou a iniciativa do legislativo municipal e expôs a relevância da união de esforços em prol da construção de uma Fortaleza mais justa e igualitária. “O Mansueto Facundo assumiu um cargo de grande envergadura no cenário brasileiro. Foi reconduzido à missão, mesmo com a mudança dos governos, e tem ajudado muito o município de Fortaleza. Ao longo de nossa gestão, algumas operações de crédito passaram pelo Tesouro Nacional. Tem havido acolhimento e apoio em relação a áreas prioritárias na nossa Cidade, envolvendo políticas de juventude, de saúde, de meio ambiente e de saneamento”, elencou.
Em seu discurso, Mansueto Facundo descreveu a emoção do momento. “Como cidadão de Fortaleza, eu me sinto muito honrado. Esta, talvez, seja a maior homenagem que recebi na minha vida. No exercício da minha profissão, busco manter o diálogo aberto com qualquer vertente, com qualquer pensamento ideológico”, declarou.
O homenageado
Mansueto Facundo de Almeida Júnior é economista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui Mestrado na Universidade de São Paulo (USP) e especialização com ênfase em Macroeconomia. Atual secretário do Tesouro Nacional, é um dos maiores especialistas do País em contas públicas. Participa frequentemente de Conferências, Seminários e Palestras relativas ao tema Econômico, principalmente no tocante as Contas Públicas do Governo Federal. Tem diversas publicações na área de finanças públicas.
A honraria
A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que presta relevantes serviços à coletividade do Município.