O prefeito Roberto Cláudio participou, nesta quinta-feira (30/05), em São Paulo, do Summit Mobilidade Urbana 2019, evento promovido pelo jornal O Estado de São Paulo e que é o maior do País no debate sobre mobilidade urbana nas cidades. Convidado para o painel “Rotinas Passadas a Limpo - De que maneira as ações de sustentabilidade e de mobilidade ativa são capazes de melhorar a qualidade de vida urbana”, o prefeito Roberto Cláudio apresentou uma síntese das políticas públicas implantadas em Fortaleza que ajudaram a melhorar a qualidade do transporte público na Capital e, principalmente, a qualidade de vida do fortalezense e a reduzir o número de mortes no trânsito.
Também participaram do painel a arquiteta Marcela Alfonso Ferreira, urbanista e coordenadora de Projetos no Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole), a gerente de Transportes Ativos no ITDP (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento), Danielle Hoppe, e o vice-diretor Regional da C40 para América Latina, Ilan Cuperstein.
Em sua participação, o prefeito Roberto Cláudio destacou que “investir em mobilidade urbana significa muito mais do que otimizar o fluxo de veículos, e sim atacar problemas gravíssimos da cidade em várias dimensões como, por exemplo, verificar as causas de morte em Fortaleza. Há cinco anos, tínhamos os acidentes de trânsito como a quinta causa de mortes na cidade. Hoje, depois de quatro anos de implantação de políticas de segurança viária, já reduzimos em 40% o número de mortes no trânsito na Cidade."
"Se olharmos com atenção, vamos ver que as políticas de mobilidade urbana de uma cidade têm relação direta ou indireta para ajudar a reduzir muitos casos de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC”, completou o prefeito.
Indagado pela jornalista Mariana Barros, que mediou o painel, sobre as premiações que Fortaleza tem recebido de organismos internacionais, o Prefeito destacou que “esse é o resultado de um trabalho coletivo, com uma equipe de servidores dedicados e, também, graças ao engajamento de parceiros internacionais que têm ajudado Fortaleza a vencer o desafio de melhorar a qualidade de vida da nossa população.”