24 de June de 2016 em Educação

Prefeito Roberto Cláudio premia escolas municipais que avançaram nos resultados do SPAECE-Alfa e SPAECE

Indicador avalia o nível de aprendizagem dos alunos de escolas públicas


As escolas que se destacaram foram premiadas com recursos financeiros (Foto: Thiago Gaspar)

As escolas municipais que obtiveram os melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE-Alfa e SPAECE) de 2015 foram premiadas pelo prefeito Roberto Cláudio, nesta sexta-feira (24/06), no Centro de Eventos do Ceará. O indicador é realizado anualmente pelo Governo do Estado para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais. A cerimônia contou com a presença de mais de 4.500 professores, gestores e técnicos das escolas, dos Distritos de Educação e da Secretaria Municipal da Educação (SME), além de convidados.

Foram premiadas com recursos financeiros as escolas que alfabetizaram, no mínimo, 70% dos alunos; obtiveram proficiência desejável, nível máximo da avaliação; alcançaram 1º, 2º e 3º lugares gerais na rede municipal de ensino; alcançaram 1º, 2º e 3º lugares nos Distritos de Educação, e atingiram a proficiência desejável no 5º ano, nas disciplinas de Português e Matemática. O reconhecimento se estendeu aos seis Distritos de Educação, que foram homenageados por terem atingido nível desejável de proficiência nas escolas de sua área de abrangência.

Para o prefeito Roberto Cláudio, o resultado aponta que a educação Municipal de Fortaleza está evoluindo. “Essa é uma tarefa que ainda está em andamento, mas mostra que, quando se junta os esforços de todos os fatores importantes, como gestão, professores, servidores da educação e pais de alunos em torno de algo que é nobilíssimo e fundamental para uma cidade que é desigual e apartada como Fortaleza, os resultados começam a florescer. E já temos vitórias nesse sentido. Saímos de 20 para 146 escolas ensinando de forma adequada e apropriada para jovens lerem e escreverem na idade certa. Isso parece ser uma coisa simples e essencial, mas é fundamental para que o ciclo educacional aconteça de acordo com o esperado. São vitórias importantes porque mudam vidas e destinos dos jovens da cidade”, comentou.

Ainda segundo o Prefeito, a valorização do trabalho dos educadores ajudou para que Fortaleza subisse ao nível desejável de aprendizagem na alfabetização. “Eu só quero dar os parabéns aos professores, porque eles estão fazendo a diferença. Nosso maior interesse é garantir aos que estão matriculados nas escolas públicas o nobre e sagrado direito de aprender”, disse Roberto Cláudio.

De acordo com o secretário da Educação, Jaime Cavalcante, os resultados do SPAECE-Alfa e SPAECE são reflexos do trabalho que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino. “Nossa grande alegria é dar oportunidade para uma geração de crianças aprender a ler e a escrever na idade correta. Fizemos um grande esforço em três frentes: valorização dos professores, material didático diferenciado e acompanhamento permanente nas escolas”, destacou.

A diretora da Escola Municipal Diogo Vital de Siqueira, Olindina Mesquita, emocionou-se ao ver a melhoria do nível de aprendizado dos alunos. “Hoje é dia de celebrar um trabalho feito na escola visando à educação das nossas crianças. Temos muito orgulho em vê-las lendo e escrevendo na idade correta. Isso é gratificante demais, porque é uma forma de vermos que contribuímos para um futuro melhor para estas crianças”, afirmou.

Fortaleza
O número de escolas que estão no nível mais alto, o desejável, de aprendizagem na alfabetização passou de 20, em 2012, para 30, em 2013, 74, em 2014 e 146, em 2015.

Fortaleza também cresceu 12,9 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, aumentando de 131,4 pontos, em 2012, para 136,3, em 2013, 147,3, em 2014 e 160,2, em 2015.

O Programa SPAECE
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma avaliação que abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Prefeito Roberto Cláudio premia escolas municipais que avançaram nos resultados do SPAECE-Alfa e SPAECE

Indicador avalia o nível de aprendizagem dos alunos de escolas públicas

As escolas que se destacaram foram premiadas com recursos financeiros (Foto: Thiago Gaspar)

As escolas municipais que obtiveram os melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE-Alfa e SPAECE) de 2015 foram premiadas pelo prefeito Roberto Cláudio, nesta sexta-feira (24/06), no Centro de Eventos do Ceará. O indicador é realizado anualmente pelo Governo do Estado para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais. A cerimônia contou com a presença de mais de 4.500 professores, gestores e técnicos das escolas, dos Distritos de Educação e da Secretaria Municipal da Educação (SME), além de convidados.

Foram premiadas com recursos financeiros as escolas que alfabetizaram, no mínimo, 70% dos alunos; obtiveram proficiência desejável, nível máximo da avaliação; alcançaram 1º, 2º e 3º lugares gerais na rede municipal de ensino; alcançaram 1º, 2º e 3º lugares nos Distritos de Educação, e atingiram a proficiência desejável no 5º ano, nas disciplinas de Português e Matemática. O reconhecimento se estendeu aos seis Distritos de Educação, que foram homenageados por terem atingido nível desejável de proficiência nas escolas de sua área de abrangência.

Para o prefeito Roberto Cláudio, o resultado aponta que a educação Municipal de Fortaleza está evoluindo. “Essa é uma tarefa que ainda está em andamento, mas mostra que, quando se junta os esforços de todos os fatores importantes, como gestão, professores, servidores da educação e pais de alunos em torno de algo que é nobilíssimo e fundamental para uma cidade que é desigual e apartada como Fortaleza, os resultados começam a florescer. E já temos vitórias nesse sentido. Saímos de 20 para 146 escolas ensinando de forma adequada e apropriada para jovens lerem e escreverem na idade certa. Isso parece ser uma coisa simples e essencial, mas é fundamental para que o ciclo educacional aconteça de acordo com o esperado. São vitórias importantes porque mudam vidas e destinos dos jovens da cidade”, comentou.

Ainda segundo o Prefeito, a valorização do trabalho dos educadores ajudou para que Fortaleza subisse ao nível desejável de aprendizagem na alfabetização. “Eu só quero dar os parabéns aos professores, porque eles estão fazendo a diferença. Nosso maior interesse é garantir aos que estão matriculados nas escolas públicas o nobre e sagrado direito de aprender”, disse Roberto Cláudio.

De acordo com o secretário da Educação, Jaime Cavalcante, os resultados do SPAECE-Alfa e SPAECE são reflexos do trabalho que vem sendo desenvolvido na rede municipal de ensino. “Nossa grande alegria é dar oportunidade para uma geração de crianças aprender a ler e a escrever na idade correta. Fizemos um grande esforço em três frentes: valorização dos professores, material didático diferenciado e acompanhamento permanente nas escolas”, destacou.

A diretora da Escola Municipal Diogo Vital de Siqueira, Olindina Mesquita, emocionou-se ao ver a melhoria do nível de aprendizado dos alunos. “Hoje é dia de celebrar um trabalho feito na escola visando à educação das nossas crianças. Temos muito orgulho em vê-las lendo e escrevendo na idade correta. Isso é gratificante demais, porque é uma forma de vermos que contribuímos para um futuro melhor para estas crianças”, afirmou.

Fortaleza
O número de escolas que estão no nível mais alto, o desejável, de aprendizagem na alfabetização passou de 20, em 2012, para 30, em 2013, 74, em 2014 e 146, em 2015.

Fortaleza também cresceu 12,9 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, aumentando de 131,4 pontos, em 2012, para 136,3, em 2013, 147,3, em 2014 e 160,2, em 2015.

O Programa SPAECE
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma avaliação que abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).