02 de June de 2015 em Gestão
Prefeito Roberto Cláudio promove reunião com secretariado para monitoramento de ações da gestão
Foi verificado o andamento das obras e programas em 2015, ano em que Fortaleza terá seu maior investimento anual em obras públicas
O prefeito Roberto Cláudio reuniu-se, na manhã e tarde desta terça-feira (02/06), no auditório do Cuca Mondubim, com o secretariado municipal para acompanhar o andamento das obras e programas de cada pasta neste ano. Desde o início da gestão, o Prefeito vem reunindo os secretários para avaliações periódicas, com o objetivo de definir prazos e metas para os projetos prioritários de Fortaleza.
“Esta é uma ação de monitoramento, para acompanhar o andamento de projetos, ações e obras. Nós temos, neste momento, o maior conjunto de investimentos públicos da história da cidade acontecendo neste ano, cerca de 50% a mais do que em 2014, que foi o ano em que mais havíamos investido. Isso é mais dinheiro para a construção de creches, escolas, postos de saúde, UPAs, obras de drenagem, intervenções viárias e obras para a juventude. Agora, há muitas ações simultâneas em andamento que estamos monitorando, além do funcionamento dos projetos iniciados pela Prefeitura nos últimos dois anos e cindo meses”, disse o Prefeito. Ele estima um investimento de até R$ 750? milhões? em obras municipais durante 2015. “As coisas estão boas, mas podem ficar melhores. Precisamos de integração e de senso de urgência em nossos projetos”, disse.
O Prefeito reforçou a importância do planejamento estratégico a longo prazo de todas as Secretarias no projeto Fortaleza 2040, coordenado pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). “Muitos dos problemas da cidade surgem da falta de visão a médio e longo prazos e da descontinuidade das ações”, explicou. Ressaltou também o programa Agenda Fortaleza, realizado em parceria com o Governo do Estado, que já resultou numa ação de reforço na segurança dos Terminais de Integração e no projeto para expansão do Instituto Dr. José Frota (IJF), o IJF 2. “É um programa com uma agenda mensal em um caminho de convergência entre Prefeitura e Estado, propondo ações objetivas e concretas para a cidade”, destacou.
Infraestrutura
Foram apresentadas diversas ações da pasta em andamento e que devem ser iniciadas ainda neste ano. As principais intervenções de mobilidade são o túnel da Padre Antônio Tomás com Engenheiro Santana Júnior (iniciado em maio com conclusão em 16 meses); o túnel da Padre Antônio Tomás com Via Expressa (iniciado em junho com conclusão em 16 meses); o viaduto da Raul Barbosa com Murilo Borges (iniciada em junho com conclusão em 16 meses); o corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (previsão de início das obras em outubro de 2015 com conclusão em 36 meses); a requalificação da Aguanambi (previsão de início em setembro de 2015 e conclusão em 16 meses); o viaduto da BR 116; o corredor Fernandes Távora/Expedicionários (previsão de início em agosto de 2015 e conclusão em 12 meses); e a segunda etapa da Avenida Bezerra de Menezes (previsão de entrega em julho de 2015), com campanha sobre uso adequado do corredor.
Também serão realizados melhoramentos viários (drenagem, pavimentação, calçamento e paisagismo) em vias estratégicas da cidade, como Sargento Hermínio, Alberto Sá e Desembargador Moreira.
A Secretaria de Infraestrutura apresentou as operações de drenagem concluídas e em andamento em 62 vias dos programas Drenurb I (78% executadas) e Drenurb II (73,6% executadas). “As obras de drenagem e urbanização são extremamente relevantes do ponto de vista social. São vias que, historicamente, são invadidas pelas águas das chuvas em muitas áreas vulneráveis da cidade. É um pacote que envolve ainda outras ações de melhoramento urbano”, apontou o Prefeito.
Esporte e Lazer
O secretário Márcio Lopes destacou a implantação das seis primeiras Areninhas (de um total de 18 que serão construídas) neste semestre, aos moldes do Campo do América. Os canteiros de obra já foram iniciados nos bairros Genibaú, Conjunto Ceará, Conjunto Palmeiras, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança e Quintino Cunha. “Esse projeto é uma marca da gestão. A Areninha do Campo do América, por exemplo, não é só o equipamento físico, mas envolve o comportamento das pessoas que usam aquele espaço público. A comunidade, por meio do Conselho Gestor, cuida e mantém o equipamento, que completou um ano e encontra-se num estado de preservação muito bom”, disse o secretário.
Também será implementado um Centro de Iniciação ao Esporte e 60 Academias ao Ar Livre, que serão instaladas nas praças de diversos bairros da cidade. “Queremos melhorar a qualidade de vida e práticas esportivas das pessoas da terceira idade, principalmente”, disse.
Turismo
Dentre os projetos em andamento, os maiores destaques são a Praça 31 de Março (Praça Hélder Câmara) e o Mercado dos Peixes, ambos com previsão de entrega para julho. Além disso, há o Espigão da Av. Desembargador Moreira e o Vila do Mar (com previsão de entrega para maio de 2016). “São grandes projetos como ??a requalificação da Beira-Mar, que passa pela reforma do Mercado dos Peixes, que era uma coisa super inadequada e, agora, tem uma estrutura bonita e com excelentes condições de higiene, tanto para os trabalhadores quanto para os clientes. Era uma obra que Fortaleza estava esperando. A Praça 31 de Março estava deteriorada e foi totalmente recuperada, com equipamentos de lazer, esporte, mobilidade”, afirmou o secretário de Turismo, Elpídio Nogueira.
Educação
O secretário de Educação, Jaime Cavalcante, destacou o aumento no número de matrículas na rede pública. No início da gestão, Fortaleza tinha 138 creches para crianças de até três anos. Em 2014, este número passou para 191 unidades, o que representa 53 novas creches em funcionamento. Além disso, mais 114 novas creches serão abertas até o final de 2016. “A localização das novas creches que serão construídas foi escolhida estrategicamente nos pontos onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais baixo”, pontuou o Prefeito.
Também serão construídas mais escolas de tempo integral. Atualmente, Fortaleza conta com 12 escolas, todas construídas nesta gestão. Até o final do ano serão mais seis entregues à população e, até o final de 2016, mais 23 novas escolas de tempo integral. Cada uma dessas escolas atenderá cerca de 540 crianças de 11 a 14 anos, do 6º ao 9º ano.
Juventude
Para a juventude, Fortaleza contará com mais três Cucas, que serão construídos até 2016 nas regionais II, III e IV, para garantir mais oportunidades de lazer, esporte e capacitação para os jovens. Cada Cuca atende em média sete mil pessoas por mês.
De acordo com o secretário de Juventude, Júlio Brizzi, Fortaleza lançará o “Juventude Sem Fronteiras” ainda este ano. O programa premiará os 50 melhores alunos do Academia Enem com bolsas de estudos integrais por dois meses para países de língua inglesa e espanhola.
Saúde
Foram apresentadas diversas ações da pasta em andamento que devem ser iniciadas ainda neste ano. A primeira grande obra é o IFJ 2, que terá nova torre de cinco andares com uma moderna estrutura de atendimento de urgência e emergência. Serão investidos R$ 74 milhões em equipamentos e na construção, além dos recursos envolvidos na manutenção. O IJF 2 será interligado à atual estrutura por passarelas conectando as áreas cirúrgica e de UTI. Serão 160 novos leitos, parque de imagens com Ressonância Magnética, UTI com 50 leitos, nove novas salas cirúrgicas, 20 leitos de recuperação e hemodinâmica. Com a ampliação, a unidade passará dos atuais 461 para 667 novos leitos.
Outra grande obra será a reforma e ampliação dos três Frotinhas. O do Antônio Bezerra ganhará mais 23 leitos, o de Messejana terá mais 27, e o da Parangaba contará com mais 50 leitos.
Para atuar no IJF e nos Frotinhas, a Prefeitura de Fortaleza lançou um concurso público para 117 médicos. A previsão é que eles iniciem os trabalhos no final de 2015.
A titular da pasta, Socorro Martins, também apresentou o projeto do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns. O equipamento será expandido e contará com mais 100 leitos de retaguarda e uma policlínica será construída ao lado.
Já no Programa de Saúde da Família (PSF), a secretária de Saúde mostrou que a cobertura do programa triplicou nos últimos dois anos. Um dos motivos para o aumento foi com a construção e reforma dos postos de saúde. Um total de 86 unidades já passaram por intervenções e funcionam no novo modelo.
Habitação
Na área da habitação, ficou acertado que no dia 30 de junho serão sorteadas 2.042 unidades habitacionais no Alameda dos Palmeiras. Ao todo, a Prefeitura de Fortaleza entregará seis mil unidades do “Minha Casa Minha Vida”.
Além disso, serão entregues 8.300 papéis da casa para os moradores do Vila do Mar até 2016.
Cresça com seu filho
Os avanços do programa “Cresça com seu Filho” foram apresentados pela primeira-dama Carol Bezerra. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de cuidado de crianças de 0 a 3 anos em situação de extrema vulnerabilidade. Estão sendo atendidas cerca de 1.300 crianças e, a meta é que, até o final do ano o número aumentará para cinco mil.
Mobilidade
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) apresentou o projeto para os novos binários de Fortaleza após a requalificação das avenidas Alberto Magno e Gomes de Matos, no Montese. São eles: Avenida Germano Franck e Rua Zacarias Gondim; Ruas Costa Mendes e Gustavo Braga e Ruas Vereador Pedro Paulo e José Leon. O titular João Pupo anunciou ainda que o Bilhete Único já superou a marca de um milhão de usuários.
Prefeito Roberto Cláudio promove reunião com secretariado para monitoramento de ações da gestão
Foi verificado o andamento das obras e programas em 2015, ano em que Fortaleza terá seu maior investimento anual em obras públicas
O prefeito Roberto Cláudio reuniu-se, na manhã e tarde desta terça-feira (02/06), no auditório do Cuca Mondubim, com o secretariado municipal para acompanhar o andamento das obras e programas de cada pasta neste ano. Desde o início da gestão, o Prefeito vem reunindo os secretários para avaliações periódicas, com o objetivo de definir prazos e metas para os projetos prioritários de Fortaleza.
“Esta é uma ação de monitoramento, para acompanhar o andamento de projetos, ações e obras. Nós temos, neste momento, o maior conjunto de investimentos públicos da história da cidade acontecendo neste ano, cerca de 50% a mais do que em 2014, que foi o ano em que mais havíamos investido. Isso é mais dinheiro para a construção de creches, escolas, postos de saúde, UPAs, obras de drenagem, intervenções viárias e obras para a juventude. Agora, há muitas ações simultâneas em andamento que estamos monitorando, além do funcionamento dos projetos iniciados pela Prefeitura nos últimos dois anos e cindo meses”, disse o Prefeito. Ele estima um investimento de até R$ 750? milhões? em obras municipais durante 2015. “As coisas estão boas, mas podem ficar melhores. Precisamos de integração e de senso de urgência em nossos projetos”, disse.
O Prefeito reforçou a importância do planejamento estratégico a longo prazo de todas as Secretarias no projeto Fortaleza 2040, coordenado pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). “Muitos dos problemas da cidade surgem da falta de visão a médio e longo prazos e da descontinuidade das ações”, explicou. Ressaltou também o programa Agenda Fortaleza, realizado em parceria com o Governo do Estado, que já resultou numa ação de reforço na segurança dos Terminais de Integração e no projeto para expansão do Instituto Dr. José Frota (IJF), o IJF 2. “É um programa com uma agenda mensal em um caminho de convergência entre Prefeitura e Estado, propondo ações objetivas e concretas para a cidade”, destacou.
Infraestrutura
Foram apresentadas diversas ações da pasta em andamento e que devem ser iniciadas ainda neste ano. As principais intervenções de mobilidade são o túnel da Padre Antônio Tomás com Engenheiro Santana Júnior (iniciado em maio com conclusão em 16 meses); o túnel da Padre Antônio Tomás com Via Expressa (iniciado em junho com conclusão em 16 meses); o viaduto da Raul Barbosa com Murilo Borges (iniciada em junho com conclusão em 16 meses); o corredor Augusto dos Anjos/José Bastos (previsão de início das obras em outubro de 2015 com conclusão em 36 meses); a requalificação da Aguanambi (previsão de início em setembro de 2015 e conclusão em 16 meses); o viaduto da BR 116; o corredor Fernandes Távora/Expedicionários (previsão de início em agosto de 2015 e conclusão em 12 meses); e a segunda etapa da Avenida Bezerra de Menezes (previsão de entrega em julho de 2015), com campanha sobre uso adequado do corredor.
Também serão realizados melhoramentos viários (drenagem, pavimentação, calçamento e paisagismo) em vias estratégicas da cidade, como Sargento Hermínio, Alberto Sá e Desembargador Moreira.
A Secretaria de Infraestrutura apresentou as operações de drenagem concluídas e em andamento em 62 vias dos programas Drenurb I (78% executadas) e Drenurb II (73,6% executadas). “As obras de drenagem e urbanização são extremamente relevantes do ponto de vista social. São vias que, historicamente, são invadidas pelas águas das chuvas em muitas áreas vulneráveis da cidade. É um pacote que envolve ainda outras ações de melhoramento urbano”, apontou o Prefeito.
Esporte e Lazer
O secretário Márcio Lopes destacou a implantação das seis primeiras Areninhas (de um total de 18 que serão construídas) neste semestre, aos moldes do Campo do América. Os canteiros de obra já foram iniciados nos bairros Genibaú, Conjunto Ceará, Conjunto Palmeiras, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança e Quintino Cunha. “Esse projeto é uma marca da gestão. A Areninha do Campo do América, por exemplo, não é só o equipamento físico, mas envolve o comportamento das pessoas que usam aquele espaço público. A comunidade, por meio do Conselho Gestor, cuida e mantém o equipamento, que completou um ano e encontra-se num estado de preservação muito bom”, disse o secretário.
Também será implementado um Centro de Iniciação ao Esporte e 60 Academias ao Ar Livre, que serão instaladas nas praças de diversos bairros da cidade. “Queremos melhorar a qualidade de vida e práticas esportivas das pessoas da terceira idade, principalmente”, disse.
Turismo
Dentre os projetos em andamento, os maiores destaques são a Praça 31 de Março (Praça Hélder Câmara) e o Mercado dos Peixes, ambos com previsão de entrega para julho. Além disso, há o Espigão da Av. Desembargador Moreira e o Vila do Mar (com previsão de entrega para maio de 2016). “São grandes projetos como ??a requalificação da Beira-Mar, que passa pela reforma do Mercado dos Peixes, que era uma coisa super inadequada e, agora, tem uma estrutura bonita e com excelentes condições de higiene, tanto para os trabalhadores quanto para os clientes. Era uma obra que Fortaleza estava esperando. A Praça 31 de Março estava deteriorada e foi totalmente recuperada, com equipamentos de lazer, esporte, mobilidade”, afirmou o secretário de Turismo, Elpídio Nogueira.
Educação
O secretário de Educação, Jaime Cavalcante, destacou o aumento no número de matrículas na rede pública. No início da gestão, Fortaleza tinha 138 creches para crianças de até três anos. Em 2014, este número passou para 191 unidades, o que representa 53 novas creches em funcionamento. Além disso, mais 114 novas creches serão abertas até o final de 2016. “A localização das novas creches que serão construídas foi escolhida estrategicamente nos pontos onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais baixo”, pontuou o Prefeito.
Também serão construídas mais escolas de tempo integral. Atualmente, Fortaleza conta com 12 escolas, todas construídas nesta gestão. Até o final do ano serão mais seis entregues à população e, até o final de 2016, mais 23 novas escolas de tempo integral. Cada uma dessas escolas atenderá cerca de 540 crianças de 11 a 14 anos, do 6º ao 9º ano.
Juventude
Para a juventude, Fortaleza contará com mais três Cucas, que serão construídos até 2016 nas regionais II, III e IV, para garantir mais oportunidades de lazer, esporte e capacitação para os jovens. Cada Cuca atende em média sete mil pessoas por mês.
De acordo com o secretário de Juventude, Júlio Brizzi, Fortaleza lançará o “Juventude Sem Fronteiras” ainda este ano. O programa premiará os 50 melhores alunos do Academia Enem com bolsas de estudos integrais por dois meses para países de língua inglesa e espanhola.
Saúde
Foram apresentadas diversas ações da pasta em andamento que devem ser iniciadas ainda neste ano. A primeira grande obra é o IFJ 2, que terá nova torre de cinco andares com uma moderna estrutura de atendimento de urgência e emergência. Serão investidos R$ 74 milhões em equipamentos e na construção, além dos recursos envolvidos na manutenção. O IJF 2 será interligado à atual estrutura por passarelas conectando as áreas cirúrgica e de UTI. Serão 160 novos leitos, parque de imagens com Ressonância Magnética, UTI com 50 leitos, nove novas salas cirúrgicas, 20 leitos de recuperação e hemodinâmica. Com a ampliação, a unidade passará dos atuais 461 para 667 novos leitos.
Outra grande obra será a reforma e ampliação dos três Frotinhas. O do Antônio Bezerra ganhará mais 23 leitos, o de Messejana terá mais 27, e o da Parangaba contará com mais 50 leitos.
Para atuar no IJF e nos Frotinhas, a Prefeitura de Fortaleza lançou um concurso público para 117 médicos. A previsão é que eles iniciem os trabalhos no final de 2015.
A titular da pasta, Socorro Martins, também apresentou o projeto do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns. O equipamento será expandido e contará com mais 100 leitos de retaguarda e uma policlínica será construída ao lado.
Já no Programa de Saúde da Família (PSF), a secretária de Saúde mostrou que a cobertura do programa triplicou nos últimos dois anos. Um dos motivos para o aumento foi com a construção e reforma dos postos de saúde. Um total de 86 unidades já passaram por intervenções e funcionam no novo modelo.
Habitação
Na área da habitação, ficou acertado que no dia 30 de junho serão sorteadas 2.042 unidades habitacionais no Alameda dos Palmeiras. Ao todo, a Prefeitura de Fortaleza entregará seis mil unidades do “Minha Casa Minha Vida”.
Além disso, serão entregues 8.300 papéis da casa para os moradores do Vila do Mar até 2016.
Cresça com seu filho
Os avanços do programa “Cresça com seu Filho” foram apresentados pela primeira-dama Carol Bezerra. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de cuidado de crianças de 0 a 3 anos em situação de extrema vulnerabilidade. Estão sendo atendidas cerca de 1.300 crianças e, a meta é que, até o final do ano o número aumentará para cinco mil.
Mobilidade
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) apresentou o projeto para os novos binários de Fortaleza após a requalificação das avenidas Alberto Magno e Gomes de Matos, no Montese. São eles: Avenida Germano Franck e Rua Zacarias Gondim; Ruas Costa Mendes e Gustavo Braga e Ruas Vereador Pedro Paulo e José Leon. O titular João Pupo anunciou ainda que o Bilhete Único já superou a marca de um milhão de usuários.