O prefeito Roberto Cláudio recebeu, nesta quarta-feira (25/09), a embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog. A visita de cortesia contou, ainda, com a presença do cônsul da Suécia no Ceará, Marcos de Castro, a diplomata Lisa Qvardfordt, a jornalista e produtora audiovisual do programa Peace Leaders, Annabella Stieren, bem como o coordenador em exercício da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), Cláudio Nelson Brandão.
A reunião foi marcada por temas como política e economia brasileiras, além de políticas públicas inovadoras realizadas em Fortaleza. Na ocasião, o Prefeito destacou o protagonismo da Cidade em assuntos como mobilidade sustentável, reconhecido pelo prêmio Sustainable Transport Award.
Outro assunto conversado foi a gestão de resíduos sólidos, na qual a Suécia é destaque mundial. Roberto Cláudio apresentou a iniciativa dos Ecopontos, que tornou Fortaleza a terceira capital brasileira em reciclagem, bem como o E-Carroceiro. "Ainda temos muitos desafios pela frente, mas o mais importante é promover a mudança de mentalidade, deixar as pessoas atentas em relação a essa questão", disse.
A Rede Cuca também entrou em pauta. A cidade sediou, em 2018, o programa Peace Leaders (Líderes da Paz) em parceria com a organização sueca Fryshuset. O curso foi uma das ações contempladas no acordo de cooperação firmado pelo Prefeito, trazendo para Fortaleza um modelo de formação que é referência mundial.
Voos internacionais para Estocolmo, a exemplo do bem sucedido hub aéreo do Ceará, com voos acontecendo diariamente para o continente europeu, também foram cotados.