O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da coordenadora de Relações Internacionais e Federativas do Município, Patrícia Macedo; recebeu nesta quarta-feira (20/06), no Paço Municipal, a visita do embaixador da África do Sul Joseph Ntsiki Mashimbye e do presidente do Instituto Brazil África, João Bosco Monte.
O representante do país africano convidou o prefeito para visitar a exposição inédita no Brasil “Mandela: de Prisioneiro a Presidente”, aberta ao público nesta quarta-feira, no Museu da Cultura Cearense, no Centro Cultural Dragão do Mar. A mostra reúne 50 painéis com fotos e nove peças audiovisuais que contam a trajetória do líder sul-africano, em celebração ao seu centenário, em julho. A exposição traça o percurso da vida de Mandela desde o início do ativismo contra o Apartheid, regime racista do governo sul-africano que negava à população negra direitos civis, sociais e econômicos.
“É uma honra para o Município receber uma exposição desse nível, sobre um líder global e exemplar, num momento tão cheio de ódio, preconceito e xenofobia. Mandela representa união e respeito, e esta é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre esse líder e sobre como ele enfrentou e venceu um regime tão duro e racista como o Apartheid”, destacou o Prefeito.
Durante o encontro, Roberto Cláudio e o embaixador conversaram sobre os desafios políticos de cada País e os avanços de Fortaleza como centro de conexões de voos internacionais. “Fortaleza tem uma posição privilegiada e temos milhares de africanos para explorar uma conexão do nosso continente com o Brasil, por meio de Fortaleza. Algumas companhias aéreas fazem essa rota por outras cidades, vamos explorar por aqui”, afirmou o embaixador.
Sobre a exposição
Dividida em seis temas, "A pessoa", "O camarada", "O líder", "O prisioneiro", "O negociador" e "O homem de estado", a mostra traz detalhes sobre a vida pessoal e a luta política de Mandela, abordando seus 28 anos de prisão, a vitória no Prêmio Nobel da Paz, até a eleição como primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. Fortaleza será a primeira cidade brasileira a receber a mostra que já passou por França, Suécia, Estados Unidos, Equador, Argentina, Peru e Luxemburgo e foi vista por mais de 1,1 milhão de pessoas.
Serviço
Exposição “Mandela: de Prisioneiro a Presidente”
Visitação: De terça a sexta-feira (20 de junho a 30 de julho)
Horário: 9h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h
Local: Centro Cultural Dragão do Mar
Acesso gratuito