O primeiro dia da cúpula mundial sobre Mobilidade Sustentável em Fortaleza, o “Mobilize Summit”, foi encerrado nesta segunda-feira (24/06) em uma reunião social com tema junino. No evento, o prefeito Roberto Cláudio e secretários municipais encontraram os participantes técnicos e pesquisadores de 21 países para um momento de livre troca de ideias sobre o tema Mobilidade em formato de confraternização. A ocasião também contou com a apresentação da quadrilha Paixão Nordestina. Da recepção, os presentes seguiram para uma visita guiada noturna pela Praia de Iracema.
O prefeito Roberto Cláudio ressaltou a importância do momento como uma oportunidade para formar uma rede de relações com as instituições internacionais mais bem avaliadas do mundo, bem como com os pesquisadores e tomadores de decisão nessa área de transporte público e mobilidade urbana. "Isso nos permite acessar novos recursos econômicos e técnicos, mostrar a nossa experiência em Fortaleza e, com isso, promover, aqui na cidade, outras inovações, outras políticas e a ampliação daquilo que tem tido sucesso e reconhecimento internacional”, disse.
Para o secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Pejo, Fortaleza tem desenvolvido um trabalho excepcional na área de mobilidade, tanto para os dias de hoje como olhando para o futuro. "Os representantes desses países vão voltar para seus locais de origem e dizer que conheceram Fortaleza, um lugar que pensa mobilidade. O trabalho que vem sendo desenvolvido aqui é digno de todos os elogios. Da parte de nossa Secretaria, estamos juntos para tornar, cada vez mais, Fortaleza a cidade da mobilidade urbana”, destacou.
Por sua vez, a titular da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macêdo, destacou o recebimento do prêmio “Sustainable Transport Award” (STA, na sigla em inglês) pelas iniciativas de mobilidade urbana implantadas em Fortaleza, o que trouxe, portanto, o evento para a capital cearense. "O evento traz os maiores nomes mundiais de 48 cidades. É um reconhecimento para uma gestão que vem, desde o começo, trazendo modificações e uma nova mentalidade pra cidade e isso faz, afinal, com que a cidade cresça e realize nossos objetivos de beneficiar, afinal, os fortalezenses"
Iniciativas e trocas
Rafael Calabria é pesquisador em mobilidade no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em São Paulo. Para ele, é essencial valorizar os bons exemplos em mobilidade urbana e tentar replicá-los pelo Brasil, citando iniciativas como faixa exclusiva para ônibus, ciclovias, redução de velocidade e tarifa baixa, dentre outras. "Fortaleza tá se destacando muito como esse bom exemplo hoje no Brasil, é sempre bom ver ideias diferentes. Aqui, temos um enfoque maior que em São Paulo em relação ao acabamento de trânsito", pontuou.
Além disso, Rafael destaca que com as trocas do evento, pôde identificar obstáculos comuns entre os países, como o financiamento do transporte para baratear a tarifa e as melhorias na infraestrutura. "Temos, também, a tentativa de desestimular o carro e convencer a opinião pública, então é bastante interessante ver que os desafios do Brasil estão em outros lugares do mundo, o evento possibilita trocar informações e ter uma rede de contato para avançarmos na discussão", disse.
Por sua vez, Renato Zerbinato veio do Recife com a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ame Ciclo), onde vem fazendo um trabalho de promoção do uso das bicicletas no contexto urbano do dia a dia. "Estou conhecendo Fortaleza agora e pedalando esses dias, e venho achando tranquilo me deslocar na Cidade. A maioria das ruas por onde estão passando possui estrutura para bicicleta. Com o evento, estou acompanhando a experiência do pessoal de Nova Delhi e Nairóbi, por exemplo, e vemos que não é só a gente que está na luta. Importante essa rodada de conversas para fortalecer nossos projetos", contou.
Sobre o evento
O “Mobilize Summit” é organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) e conta com a parceria da Fundação Volvo para Educação e Pesquisa. O evento acontece em Fortaleza até esta quarta-feira (26/06).
A realização do Mobilize em Fortaleza faz parte da premiação que a cidade recebeu no início do ano, o “Sustainable Transport Award” (STA, na sigla em inglês) conferido à cidade de Fortaleza por projetos inovadores para promoção da sustentabilidade no deslocamento urbano, por melhorar a mobilidade em geral da população, redução na emissão de gases do efeito estufa e melhoria da segurança e infraestrutura para ciclistas e pedestres.