
Clique e assista ao vídeo na íntegra
As medidas incluem o uso obrigatório de máscaras, a restrição da circulação de pessoas e de veículos pelas vias da Cidade e por espaços públicos, a implantação de novas medidas preventivas em ambientes que prestem serviços essenciais, como supermercados e farmácias, além do maior controle do fluxo nas fronteiras da Capital.
Para evitar a recorrência das aglomerações e dos deslocamentos desnecessários, atuarão, todos os dias, em operação conjunta, forças de segurança, de trânsito e de fiscalização do Município e do Estado.
Roberto Cláudio enfatizou o intuito da proposta e defendeu o exercício da responsabilidade individual e coletiva. “Amanhã, será iniciada uma nova etapa de enfrentamento à Covid-19. Mais do que novas regras e fiscalizações, queremos estimular uma nova consciência. Estamos diante de uma das maiores tragédias epidemiológicas da história mundial. Nosso esforço é em prol da saúde e da vida de cada um de nós”, destacou.
Na oportunidade, o Gestor demonstrou preocupação com a situação vigente e com a saturação dos sistemas públicos e privados de saúde. “Os últimos dias têm apresentado uma ascensão diária no número de óbitos. Se muitas pessoas continuarem se contaminando simultaneamente, haverá dificuldade no atendimento. Para achatar a curva de contaminação, o isolamento social configura o melhor custo-beneficio, o mais barato e o mais eficaz”, reiterou.
Por fim, Roberto Cláudio destacou os investimentos assistenciais realizados pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará. “Desde o início desta pandemia, no âmbito local, seguimos investindo na Atenção Primária, na rede de emergência, no sistema de internação hospitalar, em profissionais e em insumos. Seguimos abrindo leitos de UTI e de internação, estabelecendo e ampliando uma Rede de Saúde paralela. Mas a prevenção sempre será a melhor alternativa para reduzir o surgimento de novos casos, de novas internações e de novos óbitos”, finalizou.

