O prefeito Roberto Cláudio assinou, na tarde desta sexta feira (27/07), no Ginásio Paulo Sarasate, a renovação do convenio para o Projeto Atleta Cidadão, realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) e a Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece). Com o novo contrato, os jovens terão a oportunidade garantida de usufruir do projeto até 2020.
A solenidade também contou com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos Dutra, dentre outras autoridades. Além disso, houve o torneio de confraternização Copa de Férias Atleta Cidadão, que contou com a participação dos atletas, professores e responsáveis pelo projeto.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o programa tem como propósito maior formar cidadãos de bem. o “Para mim, o papel mais importante do Atleta Cidadão é o de formação pessoal dessa garotada, pois quando você participa
ativamente de treinamentos esportivos, você aprende a ter disciplina, hierarquia, espírito de equipe, respeito, saber ganhar e perder, coisas que são simples e servem de lição para a vida. Então, esse papel é o que dá significado para o nome projeto, que não só forma atletas, mas, principalmente, forma cidadãos”, destaca.
Para o secretário Carlos Dutra, a ação é uma grande vitória para a juventude da Cidade. “A sequência do Atleta Cidadão demonstra a atenção e o cuidado que a Prefeitura e o prefeito Roberto Cláudio têm com a juventude de Fortaleza. Nos últimos anos, fortalezenses de 8 a 27 anos passaram a ter acesso ao esporte e ao lazer de forma gratuita e supervisionada por profissionais qualificados. Todo esse trabalho começa a colocar a Capital em destaque no
esporte de base do Brasil, nas mais diversas modalidades”.
Segundo o professor de futebol da Areninha do Barroso, o momento é de comemoração pela renovação da iniciativa. "Hoje, nós atendemos cerca de 4.500 jovens de Fortaleza por meio desse projeto. Estes mesmos jovens poderiam estar ociosos, mas não. Muitos já estão com um bom caminho trilhado paras as suas vidas, muitos já se formaram, outros estão na carreira de atleta. Então, um projeto como esse deve ser celebrado, pois só traz resultados positivos para as comunidades", afirma.
O projeto Atleta Cidadão tem como objetivo dar a jovens da periferia o acesso ao lazer e à diversão por meio do esporte. A ação oferece, nos espaços públicos da cidade (Areninhas, praças e equipamentos esportivos), diversas modalidades esportivas para a população: futebol, capoeira, futsal, judô, duathlon, triathlon, natação, futebol de areia, caratê, caratê olímpico, basquete, badminton, ginástica e voleibol.