Na manhã desta quinta-feira (26/09), o prefeito Roberto Cláudio voltou a reunir o secretariado para discutir ações que possam garantir o andamento dos serviços públicos essenciais na Capital em meio aos ataques criminosos que estão sendo praticados em Fortaleza esta semana. Durante a reunião, no Paço Municipal, o Prefeito também definiu metas para garantir a prestação dos serviços e a assistência à população.
Segundo o vice-presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, a intensidade dos ataques ao transporte coletivo está diminuindo e a operação da frota, que ontem era de 82%, já passou a 100%. "Por orientação da Secretaria de Segurança Pública, ainda estamos com pequenos desvios nos locais onde houve ataques e a ideia é manter a frota de 100% e, conforme os riscos forem diminuindo, a gente vai cumprindo todos os itinerários", explicou.
Para o secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, esta quinta-feira está sendo considerada tranquila e os serviços estão sendo executados em situação de normalidade. "Do ponto de vista de limpeza, estamos com a residencial funcionando normalmente. Só tivemos alguns pequenos problemas com a especial. Nossa meta é dobrar a coleta em relação ao dia de ontem para consertar qualquer falha. Na iluminação, rodamos ontem com três equipes de manutenção e hoje aumentamos para oito de manutenção e três de obra, totalizando onze equipes. Ou seja, um dia normal para os serviços públicos", disse João Pupo.
Para garantir a segurança pública, a Guarda Municipal vem dando apoio total à Polícia Militar e, segundo o secretário Municipal de Segurança Cidadã, Antônio Azevedo, as escoltas estão sendo intensificadas. "Hoje a preocupação maior é com a coleta de lixo. A Guarda Municipal entrou ajudando na escolta desses caminhões com oito equipes e à noite vamos subir para 14 grupos", afirmou o secretário, destacando que, no total, são 540 homens nas ruas dando proteção a prédios e munícipes, e também atuando nas coletas. A expectativa é que o trabalho seja igual ou maior durante o final de semana. “Nós também recebemos o pedido da secretária da Saúde, Joana Maciel, para dar suporte à campanha de vacinação que acontecerá no sábado. Também haverá proteção às ambulâncias do Samu", disse o secretário.
Estiveram presentes, além do prefeito Roberto Cláudio e do vice-prefeito Moroni Torgan, os titulares das Secretarias de Governo e Chefia de Gabinete, Segurança Cidadã, Conservação e Serviços Públicos, Comunicação Social, Regionais, Etufor e AMC.