O prefeito Roberto Cláudio se reuniu na tarde desta sexta-feira (04/10), no Paço Municipal, com a equipe de secretários municipais para realizar o acompanhamento das obras públicas previstas e em andamento em Fortaleza. As obras fazem parte do Programa Mais Ação, maior pacote de investimentos da história da Capital, com investimento global de R$ 1,77 bilhão. O valor é proveniente de financiamentos internacionais, emendas parlamentares e ações do Município.
Na ocasião, os secretários apresentaram o andamento e os prazos das ações de suas respectivas pastas, principalmente, nas áreas de Infraestrutura, Saúde e Educação. “Precisamos estar atentos a fatores externos e o que nós podemos controlar. Temos um ano e três meses para ter o prazer de entregar todas essas obras”, disse o Prefeito.
Em relação às obras de Infraestrutura, a Prefeitura trabalha em 30 Areninhas e 30 Mini Areninhas, além da manutenção das que já foram concluídas. Para as obras de requalificação viária, foram mencionadas intervenções como a do Viaduto do Makro, das Lagoas da Viúva, Parangaba e Mondubim. Além do binário da Av. Santos Dumont e do trinário da Av. Duque de Caxias, que serão entregues em novembro deste ano.
Também foram acompanhadas obras de polos turísticos como a urbanização da Av. Beira Mar e a expansão do aterro, o polo gastronômico da Varjota, a requalificação da Av. Desembargador Moreira, da Barra do Rio Ceará, do Centro e do corredor turístico da Rua João Moreira. O Passeio Público e o Parque da Criança também passarão por reforma, além dos parques Raquel de Queiroz e Passaré.
Na Educação, foram destaques as obras de recuperação de 21 escolas e de construção de seis novas unidades de Tempo Integral. Todas devem ser concluídas até o final deste ano. Em relação aos Centros de Educação Infantil (CEIs), quatro serão entregues também até dezembro 2019. Outras 13 novas entram, até janeiro, em processo de licitação.
Já sobre as obras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram acompanhados os andamentos das reformas dos Frotinhas e Gonzaguinhas, além de Postos de Saúde. Quatro novas unidades de atendimento primário serão entregues até dezembro, e outros 25 serão reformados. O Instituto Dr. José Frota 2 (IJF 2) terá seu centro cirúrgico finalizado até novembro e, portanto, os profissionais já deverão ser convocados imediatamente. Policlínicas, Hospital da Criança e Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) também entraram no pacote de verificação.
Para a Habitação, foram batidos os prazos dos conjuntos Alto da Paz, Vila do Mar 2, Luiz Gonzaga e Maria Alves Carioca, além do recebimento de papéis da casa e melhorias habitacionais.